conteúdos
links
tags
Campus
Convenção nacional do ensino superior decorre a 7 de janeiro no ISCTE-IUL
Reitor da UA modera painel na Convenção Nacional do Ensino Superior
UA quer atrair ainda mais alunos de qualidade excecional
O Reitor da Universidade de Aveiro (UA) modera painel sobre “Condições de vida dos estudantes do ensino superior”, a 7 de janeiro, a partir das 12h00, na Convenção nacional do ensino superior que decorre no ISCTE-IUL. Para além de Paulo Jorge Ferreira, o ex-Reitor da UA e antigo ministro da Educação, Júlio Pedrosa, participa na sessão de abertura, na qualidade de presidente do Conselho Geral do ISCTE-IUL. O evento, promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), contará com a presença do ministro da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior.

O encontro de 7 de janeiro é o primeiro de um conjunto de sessões para discutir temáticas relacionadas com o ensino superior em Portugal. Uma das sessões decorrerá, em princípio, na UA, durante o mês de março.

A Convenção Nacional do Ensino Superior, a 7 de janeiro, vai discutir uma agenda para a próxima década nas universidades portuguesas e pretende debater soluções para uma ligação mais forte entre o ensino e a investigação, de acordo com declarações de António Fontainhas Fernandes, presidente do CRUP, em entrevista publicada na página web do evento.

Entre os caminhos a seguir para atingir aquele objetivo, o presidente do organismo promotor do fórum refere, como exemplo, mais aulas lecionadas por investigadores, a integração mais frequente dos alunos de licenciatura nos centros de investigação e ainda a introdução cada vez maior da investigação no ensino dos vários institutos, escolas e faculdades. “O ensino universitário melhora com a investigação, assim como a qualidade da investigação é potenciada pela experiência de docência dos investigadores“, salienta.

O responsável fala no desafio lançado pelos reitores neste fórum: “Revisitar o Estatuto da Carreira Docente e o Estatuto da Carreira de Investigação no sentido de se melhorarem as condições e os mecanismos de mobilidade entre as duas carreiras“.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias