conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas até 10 de janeiro
Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia - Ref. BGCT-03-DEM_TEMA_2019_CISMOB
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto INTERREG EUROPE PGI01611 CISMOB - Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility, para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, cofinanciado pela Universidade de Aveiro e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Interreg Europe

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto INTERREG EUROPE PGI01611 CISMOB - Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility, para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, cofinanciado pela Universidade de Aveiro e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Interreg Europe, nas seguintes condições:

Área Científica: Sistemas de Engenharia / Transportes / Novas Tecnologias da Informação

Requisitos de admissão: Grau de Mestre na área científica do projeto.

Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver centra-se no apoio às atividades do projeto CISMOB. O objetivo central do projeto visa potenciar a utilização de novas tecnologias da comunicação para incrementar a eficiência e sustentabilidade associada às infraestruturas de transportes. Concretamente, pretende-se melhorar a aplicação de políticas regionais de programas de mobilidade através de um entendimento completo sobre os diferentes impactes relacionados com os transportes e as principais vulnerabilidades associadas a diferentes zonas do território. O candidato selecionado deverá colaborar ativamente na gestão de informação a produzir durante o projeto, bem como contactar e mobilizar parceiros e partes interessadas (stakeholders) a colaborarem no sentido de atingir os objetivos propostos pelo projeto CISMOB, nomeadamente na implementação de uma acção piloto. A acção piloto visa explorar o impacto de diversas estratégias de disseminação de informação em tempo real aos utentes de transporte público. O candidato selecionado deverá ser responsável pelas diversas tarefas diárias do projeto, onde estão incluídas as seguintes funções:

  1. Gestão de informação relativa à implementação da Acão Piloto “sistemas de informação para transportes públicos em tempo real” determinação do tempo de chegada,  mapeamento da posição vs rota, análises adicionais sobre utilização do serviço de transporte público, corelacionamento da procura com variáveis externas.

  2. Gestão de aquisição de equipamento e serviços de apoio à implementação da ação piloto;

  3. Estabelecimento de contactos e mobilização de entidades interessadas - stakeholders (como empresas, órgãos de gestão pública regional, Municípios e Comunidades Intermunicipais) da Região Centro no sentido agilizar a implementação dos objetivos preconizados na ação piloto  

  4. Preparação de artigos técnicos relatórios para publicação e de progresso associados à experiências piloto do projeto CISMOB;

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 9 meses, com início previsto em Janeiro de 2019, eventualmente renovável até ao final da segunda fase do projeto (31 de março de 2020).

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1480 EUR, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção terão como base a avaliação curricular com os seguintes critérios e respetivas percentagens de avaliação:

- Número e qualidade de publicações técnicas e científicas relevantes para o projeto (20%);

- Histórico profissional/académico nas diversas áreas cientificas do projeto e participação em projetos de cooperação e científicos na área dos transportes (30%);

- Experiência académica/profissional em gestão de dados e aplicação de tecnologias de informação e comunicação no sector dos transportes (30%);

- Carta de motivação (20%) O candidato deverá escrever uma carta de motivação (uma página no máximo) em língua inglesa ou portuguesa sobre as suas capacidades e motivações para a participar no projeto.

O júri apresenta-se no direito de não escolher qualquer candidato, se considerar que os mesmos não cumprem a qualidade ao nível dos critérios exigidos.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído pelo Presidente, Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira, vogais Prof. Doutora Margarida Isabel Cabrita Marques Coelho, Doutora Eloisa Catarina Monteiro de Figueiredo Amaral e Macedo, Vogal Suplente: Prof. Doutor Fernando José Neto da Silva.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, afixada no placard do hall de entrada do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico ou, na sua impossibilidade, através de ofício enviado em carta registada.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de Dezembro de 2018 a 10 de Janeiro de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Curriculum Vitae,

- Documento comprovativo dos graus académicos;

- Link web de duas publicações relevantes para o projeto;

- Cópia do documento de identificação ou Passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;

- Carta de motivação em inglês ou português;

- Outros elementos relevantes para avaliação dos critérios de candidatura

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt) até ao termo do prazo fixado, indicando no assunto a referência “BGCT-03-DEM_TEMA_2019_CISMOB”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico do Doutor Jorge Bandeira, jorgebandeira@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias