conteúdos
links
tags
Investigação
Especialistas da UA marcam presença
Estudo de viabilidade de construção de um quebramar destacado em frente à praia da Vagueira
Entre outros aspetos, estudo inclui monitorização da evolução dos fundos da praia
Especialistas em estudos da agitação marítima, correntes litorais, dinâmica sedimentar de zonas costeiras e hidráulica do surf, pertencentes ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil e às Universidades de Aveiro e de Lisboa, reuniram-se no passado dia 10 de dezembro na Câmara Municipal de Vagos, para darem início ao estudo da viabilidade de construção de um quebramar destacado multifuncional em frente à Praia da Vagueira.

Este estudo, contratado pela Agência Portuguesa do Ambiente, demorará 2 anos e incluirá a monitorização da evolução dos fundos da praia e da zona marítima adjacente, a simulação em modelos matemáticos e físicos (à escala reduzida) dos fenómenos naturais com vista à perceção da eficácia do quebramar, e a análise comparativa dos custos da obra e benefícios resultantes desta.

O estudo incidirá sobre a eficácia do quebramar na redução dos galgamentos na frente urbana e no contributo para a redução da erosão na praia invertendo, se possível, esta tendência. Pretende-se que o quebramar potencie o aumento do areal na praia e ainda permita melhorar as condições do mar para a prática do surf, body-board ou desportos análogos.

Antes da reunião, os técnicos deslocaram-se à Praia da Vagueira para darem início aos trabalhos de monitorização da evolução do areal e de ocorrências de galgamentos sobre a defesa aderente, nas presentes condições. Recolherão assim dados mais exatos e detalhados sobre a variabilidade da praia e sobre as interações entre as ondas, as correntes, a variação do areal e as estruturas costeiras.

imprimir
tags
outras notícias