conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas de 19 de dezembro de 2018 a 4 de janeiro de 2019
Bolsa de investigação de mestre no âmbito do Projeto Yeast4FoodMed
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de investigação de mestre no âmbito do Projeto POCI-01-0145-FEDER-030936: Yeast4FoodMed - Valorização dos polissacarídeos da levedura excedentária cervejeira para aplicações alimentares e biomédicas, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e, quando aplicável, cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, nas seguintes condições:

Área Científica: Bioquímica e Química Alimentar

Requisitos de admissão: Estudos superiores em Bioquímica, Biotecnologia, Química, Ciências Farmacêuticas, Engenharia Alimentar, Engenharia Agro-Alimentar, Engenharia Química e outras áreas afins, com grau de mestre e de preferência com classificação mínima de 15 valores de licenciatura e 16 de mestrado. Será valorizada a formação académica, assim como a experiência em caracterização química e bioquímica de produtos agroalimentares, nomeadamente leveduras, aplicações na área alimentar e saúde, assim como conhecimentos nas seguintes áreas: Química de polissacarídeos, Técnicas cromatográficas e Imunologia.

Plano de trabalhos: Fracionamento e caracterização de polissacarídeos extraídos de levedura excedentária cervejeira recorrendo a métodos de extração convencional e a tecnologias de extração alternativas, preparação de microarrays de polissacarídeos e seu reconhecimento por proteínas, ensaios biológicos de reconhecimento das microcápsulas de levedura em células de ratinho e humanas.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade de investigação de Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares (QOPNA) do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a coordenação científica da Doutora Elisabete Coelho.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em janeiro de 2019, podendo ser renovada por mais 21 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: As candidaturas serão avaliadas tendo em conta o mérito do candidato e o seu currículo, podendo haver recurso por parte do júri a uma entrevista onde se avaliará a capacidade de comunicação e os conhecimentos adquiridos com os trabalhos já realizados, com a respetiva valoração:

A. Habilitação académica de base (60%); B. Experiência comprovada em atividades recentes de investigação no âmbito da área científica da candidatura (40%). Se necessário, haver entrevista, os parâmetros A+B corresponderão a 70% e o parâmetro C. Entrevista corresponderá a 30%.

Composição do Júri de Seleção: Doutores Elisabete Coelho (Presidente), Manuel A. Coimbra e Cláudia Nunes.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 19 de dezembro de 2018 a 4 de janeiro de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

a) Curriculum Vitae detalhado, com discriminação das classificações obtidas nas disciplinas do respetivo curso.

b) Carta de motivação.

As candidaturas deverão ser formalizadas através de carta ou e-mail dirigido para: Doutora Elisabete Coelho, Projeto Yeast4FoodMed, Departamento de Química – Universidade de Aveiro, 3810-193 Aveiro. E-mail: ecoelho@ua.pt com o assunto Projeto Yeast4FoodMed.

imprimir
tags
outras notícias