conteúdos
links
tags
Conferências
Sessão dia 14 de dezembro, às 14h00, no anfiteatro do Departamento de Biologia
“Prospeção e avaliação ecotoxicológica de tecnologias de última geração para aplicações marítimas e industriais"
O ciclo de palestras intitulado "Prospeção e avaliação ecotoxicológica de tecnologias de última geração para aplicações marítimas e industriais" acontece a 14 de dezembro, sexta-feira, no anfiteatro do Departamento de Biologia. O programa inclui três comunicações, entre as 14h00 e as 16h30.

A sessão “Prospeção e avaliação ecotoxicológica de tecnologias de última geração para aplicações marítimas e industriais" enquadra-se nas atividades do projeto bilateral "Avaliação da toxicidade e bioacumulação de nanomateriais anti-incrustantes inovadores em organismos marinhos de águas temperadas e tropicais", entre Portugal (UA) e o Brasil (UNESP/UFS).

O projeto coordenado, em Portugal, por Roberto Martins e, no Brasil, por Denis Moledo, debruça-se sobre a problemática da bioincrustação marinha, cujo impacto económico e ambiental é notório à escola global.

O projeto visa ainda avaliar e antecipar o comportamento e toxicidade em organismos marinhos de um nanoaditivo inovador com propriedades anti-vegetativas, que foi desenvolvido pela spin-off da UA, Smallmatek, Lda., uma empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções de alto desempenho para combate à corrosão e à bioincrustação.

No decorrer dos dois anos do projeto, espera-se que este permita, por um lado, fortalecer as relações institucionais entre as três universidades (UA, UNESP e U.F. Sergipe), para além de promover o intercâmbio e qualificação de jovens investigadores, fomentar as boas práticas industriais e o crescimento sustentável e responder a desafios societais atuais.

O programa inclui três palestras:

- Cristiane Ottoni (UNESP), sobre “Obtenção de nanomateriais biológicos oriundos de fungos filamentosos e actinomicetos”;

- Denis Moledo (UNESP), sobre “Efeitos de biocidas anti-incrustantes de terceira geração sobre organismos tropicais”;

- Roberto Martins (UA), intitulada “Corrosão e bioincrustação marinha: eficácia vs. sustentabilidade de soluções de base nanotecnológica”.

A entrada é livre e não está sujeita a registo. Será emitido um certificado de participação a quem o desejar.

Para mais informações contactar Roberto Martins (roberto@ua.pt; www.cesam.ua.pt/roberto)

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias