conteúdos
links
tags
Campus
Ação de divulgação decorre de 10 a 14 de dezembro no espaço “Viver a UA”
Três equipas da UA participam na prova solidária UNIRAID em 2019
Amélia Ramos, Pedro Magalhães, Hernâni Sousa, Alexandre Ferreira e Diogo Helena (Jorge Monteiro está ausente da foto)
Um Volkswagen Polo 1300 CC GT de 1991, um Nissan Sunny e um Peugeot 106, todos carros com mais de 20 anos e sem GPS, para fazer 5000 km em Marrocos, durante nove dias? É nessa aventura que embarcam três equipas de estudantes da Universidade de Aveiro (UA). Além disso, soma-se uma boa dose de espírito solidário. As equipas participam na prova UNIRAID 2019 e, cada membro, leva 40 kg material escolar, brinquedos e roupa para distribuir pela população marroquina. Toda a ajuda é, para já, pouca.

Nesta sétima edição, a prova UNIRAID conta com mais de 200 estudantes universitários de várias nacionalidades, sobretudo portugueses e espanhóis. Entre eles estão, para já, três equipas da UA, cada uma composta por dois elementos: duas do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e uma do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM): Alexandre Ferreira/Diogo Helena (equipa Sand Wave); Amélia Ramos/Pedro Magalhães (equipa Sand Wish); Jorge Monteiro/Hernâni Sousa (equipa Rumo ao Sorriso). Dado que as inscrições terminam a 23 de janeiro, ainda é possível a participação. A prova propriamente dita decorre de 23 de fevereiro a 3 de março.

Amélia e Pedro participam neste evento pela segunda vez, depois de uma primeira participação no ano passado, sem problemas de maior, nomeadamente, explica Pedro Magalhães, sem problemas mecânicos no Sunny que volta a ser testado na sua resistência em 2019 e ao contrário do que aconteceu com outras equipas que, durante várias noites, ocasião em que a prova parava, tiverem de resolver problemas mecânicos nos seus automóveis.

A angariação de material didático para levar na viagem fica a cargo de cada membro, por exemplo, através de eventos de solidariedade ou de patrocínios. Neste sentido, decorre um conjunto de ações de divulgação, nomeadamente, uma ação de contacto direto com a comunidade da UA para divulgação do evento, que inclui dois dos veículos e um torneio de squash a realizar no dia 9 de fevereiro de 2019. Os carros e as equipas vão no espaço “Viver a UA”, à frente da livraria da UA, de 10 a 14 de dezembro.

Os bens serão distribuídos, preferencialmente, nas escolas de Marrocos e, caso se justifique, pelas pessoas ou organizações que surgem ao longo do caminho.

Para doar bens com as caraterísticas referidas, basta entrar em contacto com qualquer uma das equipas ou comparecer num destes eventos de divulgação da prova.

Páginas de cada equipa no Facebook:

https://www.facebook.com/Rumo-ao-Sorriso-Uniraid-2019-1897151563665050/

https://www.facebook.com/Sand-Wave-UniRaid-2019-429067017507684/

https://www.facebook.com/SandWishUniraid/

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias