conteúdos
links
tags
Conferências
Projeto em que participa o DEGEIT é cofinanciado pela Comissão Europeia
A UA na Costa Rica para validar cursos-piloto no âmbito do Projeto Students4Change
Grupo do DEGEIT deslocou-se à Costa Rica no âmbito do projeto Students4Change
A Universidade de Aveiro (UA), a única instituição portuguesa do Projeto Students4Change “Social Entrepreneurship in Academia”, deslocou-se à Universidade da Costa Rica (UCR) – na sede do Caribe - de 19 a 23 de novembro com o propósito de avaliar a implementação de cursos-piloto, onde foram testadas metodologias ativas de aprendizagem.

O projeto Students4Change, cofinanciado pela Comissão Europeia, tem como objetivo desenvolver um método pedagógico viável e desejável para universidades e instituições de ensino superior, no contexto latino-americano, para ensinar e formar os seus alunos com as competências e conhecimentos necessários para serem elementos ativos no contexto do empreendedorismo e da inovação social.

A Universidade da Costa Rica selecionou 91 dos seus alunos para participarem nos quatro cursos-piloto disponíveis (Gestão e Marketing, Fundamentos das Organizações, Curso de Saúde Comunitária II e Oficina de Investigação).

A visita à Universidade da Costa Rica, com o intuito de perceber de que forma é que as ferramentas e competências desenvolvidas pelo Projeto Students4Change foram implementadas nos cursos-piloto, teve por base várias atividades, sendo de destacar as reuniões com a administração da sede do Caribe, visitas guiadas às instalações da sede e a projetos sociais a decorrer, e a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos docentes e aos estudantes visados.

De forma global foi possível concluir que tanto os professores como os alunos assimilaram de forma bastante satisfatória os contributos do Projeto Students4Change, tendo-os implementado nos seus currículos. O impacto desta aplicação resultou ainda no desenvolvimento de projetos por parte dos alunos em todos os cursos-piloto ministrados. Os professores foram facilitadores eficazes das metodologias, ferramentas e competências fornecidas pelo projeto Students4Change.

Este projeto do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT), coordenado pela docente Marlene Amorim, é um Capacity Building que visa apoiar a modernização, a acessibilidade e a internacionalização do ensino superior nos Países Parceiros e está a ser desenvolvido nos contextos de Portugal, Espanha, Alemanha, França, Colômbia, México, Costa Rica, Brasil e Chile.

Para mais informações sobre o projeto por favor consulte: https://www.uestudents4change.org/.

imprimir
tags
outras notícias