conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidatura 27 de novembro a 10 de dezembro de 2018
Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto de IC&DT designado “Condutores Protónicos Anidros de nova Geração para operação a temperaturas intermédias entre 300-600ºC” (GAP) referência POCI-01-0145-FEDER-032241
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto de IC&DT designado “Condutores Protónicos Anidros de nova Geração para operação a temperaturas intermédias entre 300-600ºC” (GAP) referência POCI-01-0145-FEDER-032241, para o TEMA – Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro, financiado pelos fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI), pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P., na sua componente Orçamento de Estado, e pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER,

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto de IC&DT designado “Condutores Protónicos Anidros de nova Geração para operação a temperaturas intermédias entre 300-600ºC” (GAP) referência POCI-01-0145-FEDER-032241, para o TEMA – Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro, financiado pelos fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI), pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P., na sua componente Orçamento de Estado, e pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciência e/ou Tecnologia de Materiais, Química ou afins.

Requisitos de admissão: Mestrado em Ciência e/ou Tecnologia de Materiais, Química ou afins.

Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver centra-se na execução das tarefas como síntese, sinterização e caracterização dos óxidos sólidos. O trabalho vai incluir a síntese, sinterização, substituição eletroquímica de metais alcalinos−protónica e caracterização dos óxidos sólidos, e também em deposição das camadas finas destes óxidos sobre estruturas porosas. O projeto pretende a preparação duma pilha do combustível para a reforma interna do metanol.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no TEMA – Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Duncan Paul Fagg.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em janeiro de 2019, eventualmente renovável até ao limite do prazo do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980,00 para mestres, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar será baseado nos seguintes critérios e respetivas valorações:

  • Adequação do curriculum vitae em substituição eletroquímica de metais alcalinos−protónica (30%);

  • Domínio e experiência em técnicas de preparação de laminas finas, incluindo “spin coating” e “tape casting” de materiais condutores protónicos (20%);

  • Domínio e experiência em técnicas de caracterização de materiais, incluindo a difração de raios X, a análise termogravimétrica, impedância, microscopia ótica, microscopia eletrónica de varrimento (10%);

  • Domínio e experiência na reforma interna de hidrocarbonetos em pilhas de combustível protónicas de estado sólido (20%);

  • Domínio e experiência em técnicas da cromatografia (10%);

  • Domínio e experiência em técnicas de AUTOCAD (10%).

Os candidatos (as) deverão ainda possuir bons conhecimentos de Inglês (escrito e falado) e ter experiência em investigação.

No caso de ser necessário, será efetuada entrevista aos dois melhor qualificados, sendo nesse caso os candidatos convocados por e-mail com um mínimo de 48 horas de antecedência relativamente à data e hora da entrevista, que também pode ser feita à distância, por skype ou outro meio eletrónico apropriado.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por Presidente: Doutor Duncan Paul Fagg, Equiparado a Investigador Principal; Vogais: Doutora Paula Alexandrina Aguiar Pereira Marques, Equiparada a Investigador Principal, e Doutor Gonzalo Guillermo Otero Irurueta, Equiparado a Investigador Auxiliar, Vogal suplente: Doutor António Manuel Bastos Pereira, Professor Auxiliar.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida e afixada no placard do hall de entrada do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sendo o (a) candidato (a) aprovado (a) notificado (a) através de e-mail ou, na sua impossibilidade, através de ofício em carta registada.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de novembro a 10 de dezembro de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae, datado e assinado;

  • Cópia do documento de identificação ou Passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;

  • Documentos comprovativos dos graus académicos;

  • Outros elementos relevantes.

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt), até ao termo do prazo fixado neste edital, indicando no assunto a referencia “Condutores Protónicos Anidros de nova Geração para operação a temperaturas intermédias entre 300-600ºC”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico do Doutor Duncan Paul Fagg, duncan@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias