conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas de 10 a 21 de dezembro de 2018 - Ref.ª UA-DAO-BPD-IF/00314/2015
Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do “Projeto de Investigação Exploratória”
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do “Projeto de Investigação Exploratória” do Programa Investigador FCT 2015, Ref.ª IF/00314/2015, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e, quando elegíveis, através de fundos nacionais e pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020 e Compete 2020.

Área Científica: Ciências e Engenharia do Ambiente

Requisitos de admissão:

- Requisitos de admissão obrigatórios (requisitos cumulativos e sob risco de exclusão): O candidato deverá possuir o grau de Doutor em Ciências e Engenharia do Ambiente ou áreas afins e experiência de investigação em:

      * Utilização de microalgas para a remoção de fármacos da água.

      *Adsorção e/ou bioadsorção de fármacos da água.

      *Tratamento de efluentes da industria agroalimentar e/ou agropecuária.

      *Análise das propriedades térmicas de biomassa e/ou bioresíduos.

- Requisitos preferenciais:

      *Experiência em ambiente empresarial.

      *Internacionalização.

      *Capacidade de orientação e supervisão de estudantes.

Ao concurso podem ser opositores(as) candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de doutor(a) em Ciências e Engenharia do Ambiente ou áreas afins, detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver, de acordo com o lugar a concurso. Caso o doutoramento tenha sido conferido por uma instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do termo do prazo para a candidatura.

Plano de trabalhos: A bolsa terá por finalidade o estudo da ficorremediação de efluentes e a valorização da biomassa resultante do tratamento.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro (https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Universidade de Aveiro, laboratório associado CESAM, sob orientação da Doutora Marta Otero, Equip. a Investigadora Principal.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto para janeiro de 2019, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.495€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar baseia-se na Avaliação Curricular, considerando os seguintes aspetos:

- Artigos científicos e comunicações (últimos cinco anos), nomeadamente nas áreas de: (i) utilização de microalgas para a remoção de fármacos da água (20%); (ii) adsorção e/ou bioadsorção de fármacos da água (20%); (iii) análise das propriedades térmicas de biomassa e/ou bioresíduos (20%); (iv) tratamento de águas residuais da industria agroalimentar e/ou agropecuária (10%).

- Experiência em ambiente empresarial (15%).

- Internacionalização (10%).

- Orientação de estudantes (5%).

Se necessário para comprovar o mérito dos candidatos, realizar-se-á entrevista aos três melhores candidatos. Nesse caso, a avaliação curricular valerá 50% da nota final e a entrevista 50%. Caso o júri opte por não entrevistar os candidatos, a avaliação curricular corresponderá a 100% da avaliação. O concurso será encerrado se nenhum dos candidatos se revelar adequado.

Composição do Júri de Seleção: Dr. Marta Otero (Presidente), Dr. Ana Isabel Lillebø e Prof. Doutora Helena Nadais (Vogais efetivos) e Prof Doutor Valdemar Inocêncio Esteves (Vogal suplente).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão divulgados, através de lista ordenada por pontuação final e através de notificação dos candidatos por correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 10 a 21 de dezembro de 2018.

As candidaturas, dirigidas à Presidente do Júri, devem ser formalizadas, obrigatoriamente, por correio eletrónico, para o endereço dao-bolsaseconcursos@ua.pt, com Cc para marta.otero@ua.pt, indicando a referência UA-DAO-BPD-IF/00314/2015 no assunto, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado e assinado; Contato de email e telefone; Cópia do certificado de doutoramento; Cópia do documento de identificação ou Passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos.

imprimir
tags
outras notícias