conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas de 6 a 19 de dezembro
Bolsa de Investigação de Mestre no âmbito do projeto Algaphlor
Estão abertas candidaturas para atribuição de uma Bolsa de Investigação de Mestre, no âmbito do projeto PTDC/BAA-AGR/31015/2017, “Algaphlor - Florotaninos de algas castanhas: da biodisponibilidade ao desenvolvimento de novos alimentos funcionais.

Bolsa de Investigação de Mestre, no âmbito da Unidade de Investigação Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares (QOPNA) – enquadrado no projeto PTDC/BAA-AGR/31015/2017, “Algaphlor - Florotaninos de algas castanhas: da biodisponibilidade ao desenvolvimento de novos alimentos funcionais”, suportado pelos orçamentos do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização-POCI, na sua componente FEDER, e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, na sua componente de Orçamento de Estado.

0. Cargo: Bolsa de Investigação (Mestre).

1. Área Científica: Química e Bioquímica

2. Requisitos de admissão: Pretende-se Mestre em Química, Bioquímica, Biotecnologia ou em áreas afins, com média final minima de licenciatura e mestrado de 14 valores. Excepcionalmente, poderão ser admitidos candidatos com média final de licenciatura e/ou mestrado inferiores às mencionadas, mas cujo currículo demonstre adequada preparação científica de base para o desenvolvimento do projeto.

3. Parâmetros de avaliação: Para além da média final de licenciatura e mestrado dos candidatos, serão valorizados os seguintes aspetos – experiência prévia em análise química de macroalgas, em particular de florotaninos; indicadores de produtividade cientifica como comunicações em congressos científicos e artigos científicos em revistas internacionais indexadas (ISI). As candidaturas serão avaliadas tendo em conta o mérito do candidato e o seu currículo, podendo haver recurso por parte do júri a uma entrevista onde se avaliará a capacidade de comunicação e os conhecimentos adquiridos com os trabalhos já realizados.

4. Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver pelo bolseiro visa efetuar a “a extracção e caracterização de florotaninos e avaliação das potenciais propriedades bioativas, tendo em consideração a sua bioacessibilidade e biodisponibilidade”.

5. Legislação e Regulamentação aplicável: A bolsa será em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos da FCT, o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf), e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Despacho de 13 de Abril da Srª Reitora, publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 9887/2005 (2ª série), de 3 de maio.

6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade de Investigação Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares (QOPNA), no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Susana M. Cardoso.

7. Duração das bolsas: A bolsa tem início previsto para 8 de janeiro de 2019 com duração de 12 (doze) meses, eventualmente renovavel até ao final do projeto.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante das bolsas corresponde a 980 € mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento das bolsas é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

9. Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar basear-se-á na avaliação curricular, de acordo com os parâmetros de avaliação atrás referidos dando-se particular atenção à adequação do currículo dos candidatos ao projeto (80%) e média final de licenciatura (Lic) e mestrado (Mest) [20% de (0,5Lic+0,5Mest)]. No caso de se proceder a entrevista, a avaliação curricular valerá 60% e a entrevista 40%.

10. Composição do Júri de Seleção: Presidente: Doutora Susana M. Cardoso (Investigadora Doutorada da Universidade de Aveiro); Vogais efetivos: Doutor Artur M. S. Silva (Professor Catedrático da Universidade de Aveiro), Doutora Rita Ferreira (Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro); Vogais suplentes: Doutores Manuel António Coimbra e Vera Silva, respetivamente Professor Associado com Agregação e Investigadora Doutorada da Universidade de Aveiro.

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: O resultado do processo de seleção será divulgado através de envio de informação escrita (email) aos candidatos.

12. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 6 a 19 de dezembro de 2018.

As candidaturas deverão ser efetuadas por email para Doutora Susana M. Cardoso (susanacardoso@ua.pt), Departamento de Química, Universidade de Aveiro, 3810-193 AVEIRO.

As candidaturas devem ser acompanhadas dos seguintes documentos: curriculum vitae detalhado; cópia de certificados de habilitações, incluindo a média de licenciatura e de mestrado; carta de motivação e apresentação (incluindo endereço de email); cópia do Bilhete de Identidade ou, em alternativa, do Cartão do Cidadão e para os cidadãos estrangeiros cópia de documentos equivalentes; outros documentos que suportem a experiência dos candidatos.

imprimir
tags
outras notícias