conteúdos
links
tags
Conferências
Evento de 2 de novembro, às 16h30, no Anfiteatro João Branco (DeCA) faz parte do ciclo Etnomusicologia e Estudos de Música Popular
Memória e Valsas Portuguesas da Terra Nova são tema de conferência
Investigação na área do Mar é uma das grandes apostas da UA
Richard Simas e Rebecca Nolan apresentam "A Memória e As Valsas Portuguesas de São João, Terra Nova: Entre Lendas e a História", a 2 de novembro, das 16h30 às 18h00, no Anfiteatro João Branco do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. A conferência está inserida no Ciclo de Conferências em Etnomusicologia e Estudos de Música Popular.

Richard Simas, escritor e músico, apresenta o resumo de um ano de pesquisa e entrevistas sobre as origens duma peça de música conhecida em St. Johns, Newfoundland, intitulada “The Portuguese Waltzes”, conhecida por ter sido levada por um capitão português, Manuel da Silva, na altura de Pesca de Bacalhau. Rebecca Nolan, documentarista e folclorista, apresenta o seu mais recente trabalho assim como um projeto de colaboração (Vozes) sobre as memórias dos pescadores e outras pessoas na altura de pesca de bacalhau.

Biografias dos oradores:

Richard Simas é escritor com trabalhos publicados em literatura, música e artes performativas. É regular avaliador de publicações na Europa e América do Norte. De entre os prémios conseguidos, destacam-se o Journey Prize (antologia) e o Fiddlehead Review Fiction Prize. Com uma bolsa do Instituto Camões, publicou um a série de quatro entrevistas a escritores portugueses. Do seu trabalho fazem parte ensaios sobre o património da imigração portuguesa e sobre a noção de reaprender português a partir da perspetiva da diáspora. Fundou o Théâtre La Chapelle. Faz parte do do coletivo musical Valody que tem vindo a desenvolver um projeto com base na obra de Fernando Pessoa. Simas coorganiza o Café com leituras de textos portugueses.

Rececca Nolan é produtora na Battery Radio (Empresa Independente de Documentários de Rádio) e na Empresa de Radiodifusão Canadiana. Tem bacharelato em Artes (maior em Folclore e Menor em Psicologia) da Memorial University, St. John’s, NL. Tem trabalhado nos estudos de folclore e em métodos de trabalho de campo em etnografia. Foi distinguida com o prémio Lowell Thomas, pela Society of American Travel Writers Foundation, em 2017, pela excelência das emissões de rádio na área das viagens.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias