conteúdos
links
tags
Campus
Antigo Presidente da República recebido pelo Reitor Paulo Jorge Ferreira
Jorge Sampaio agradece à UA o acolhimento de estudantes sírios
Jorge Sampaio, Paulo Jorge Ferreira e Jorge Adelino da Costa
Vêm da Síria e estão a ser recebidos pela UA no âmbito da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, uma iniciativa do ex-Presidente da República Jorge Sampaio que já trouxe para a Academia de Aveiro vários jovens refugiados para aqui continuarem os estudos. Recebido pelo Reitor Paulo Jorge Ferreira e pelo Vice-reitor Jorge Adelino da Costa, Jorge Sampaio esteve hoje na UA para agradecer todo o apoio que a academia de Aveiro tem dado à concretização dos sonhos que nenhuma guerra pode matar.

“Neste momento estão na UA onze estudantes sírios. Para além da Universidade do Porto, a UA é a instituição de ensino superior que mais estudantes sírios tem acolhido”, lembrou Jorge Sampaio dizendo-se “muito grato” por toda a colaboração prestada pela UA à Plataforma.

“No âmbito da missão da UA, que tem no seu Campus mais de 90 nacionalidades representadas, deparamo-nos de forma rotineira com estudantes das mais diversas proveniências perante os quais temos o desafio de os integrar”, apontou Paulo Jorge Ferreira. “Naturalmente que os estudantes sírios têm um desafio adicional que é o facto de serem refugiados. Mas na Academia de Aveiro temos feito tudo para os integrar e para lhes dar todas as condições para aqui terem o maior sucesso”, garantiu o Reitor.

A Plataforma Global para os Estudantes da Síria, criada em 2013 com a parceria do Conselho da Europa, da Liga Árabe, do Instituto Internacional de Educação, da União para o Mediterrâneo e de alguns Governos nacionais, já permitiu o acolhimento em Portugal (e a continuação dos estudos) de mais de uma centena de estudantes da Síria, e apoiou com bolsas várias dezenas, em países como a Jordânia, o Líbano e a Alemanha.

imprimir
tags
outras notícias