conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidatura de 29 de outubro a 12 de novembro de 2018
Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto de IC&DT POCI-01-0145-FEDER-028424, designado “CARTILFACTORY"
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto de IC&DT POCI-01-0145-FEDER-028424, designado “CARTILFACTORY – Desenvolvimento e construção de um sistema automatizado de fabricação em larga escala de engenharia de cartilagem combinando a eltrofiação de condrócitos com perfusão e estímulo mecânico em biorreator”, para o TEMA - Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, financiado por fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI), através da Fundação para a Ciências e a Tecnologia, I.P., FCT, I.P/MCTES e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto de IC&DT POCI-01-0145-FEDER-028424, designado “CARTILFACTORY – Desenvolvimento e construção de um sistema automatizado de fabricação em larga escala de engenharia de cartilagem combinando a eltrofiação de condrócitos com perfusão e estímulo mecânico em biorreator”, para o TEMA - Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, financiado por fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI),  através da Fundação para a Ciências e a Tecnologia, I.P., FCT, I.P/MCTES e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia de Materiais ou área afim

Requisitos de admissão: Mestre em Engenharia de Materiais ou área afim com uma média final do ciclo de Mestrado superior ou igual a 15 valores. Experiência comprovada relevante para o projeto, nomeadamente em design, fabricação e caraterização de biomateriais fibrosos. Experiência comprovada em cultura celular in-vitro. Experiência comprovada na utilização de equipamentos tais como electrospinning e biorreatores para engenharia de tecidos e em técnicas de caraterização de materiais tais como microscópio eletrónico de varrimento (SEM) e equipamentos de ensaios mecânicos.

Plano de trabalhos: A bolsa terá por objeto a realização das tarefas previstas no projeto POCI-01-0145-FEDER-028424 nomeadamente estabelecer as condições de operação para eletrofiação direta de condrócitos e expansão de condrócitos em scaffolds tridimensionais e desenvolvimento de experiencias baseados em hipóteses sobre electrospraying de condrócitos.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Doutor António Manuel Godinho Completo e Doutora Paula Alexandrina de Aguiar Pereira Marques.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em dezembro de 2018, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação Curricular, onde serão avaliados os conhecimentos abaixo mencionados, com a respetiva valoração de:

  • Habilitação académica de base e respetiva média de conclusão (10%);

  • Experiência comprovada na utilização de equipamentos tais como o equipamento de electrospinning e biorreatores para engenharia de tecidos no âmbito da área científica da candidatura e do plano de trabalhos (50%);

  • Experiência comprovada em cultura celular e técnicas de caraterização relevantes para o projeto (microscopias eletrónica de fluorescência, varrimento e transmissão; espectroscopia de infravermelho e Raman; análises de superfície por XPS) (30%);

  • Conhecimentos comprovados da língua inglesa (10%).

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído pelo Presidente, Doutor António Manuel Godinho Completo, Professor Auxiliar com Agregação; Vogais: Doutora Paula Alexandrina de Aguiar Pereira Marques, Equiparado a Investigador Principal e Professor Doutor Fernando José Neto da Silva, Professor Auxiliar: Vogal Suplente Professor Doutor Victor Fernando Santos Neto, Professor Auxiliar.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada no placard do hall de entrada do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sendo o (a) candidato (a) aprovado (a) notificado (a) através de correio eletrónico ou, na sua impossibilidade, através de ofício em carta registada.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de outubro a 12  de novembro de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de Carta de Candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae, datado e assinado;

  • Cópia do documento de identificação ou Passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;

  • Documento comprovativo dos graus académicos;

  • Outros elementos relevantes que comprovem a experiência do candidato.

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt), até ao termo do prazo fixado, indicando no assunto a referência CARTILFACTORY - POCI-01-0145-FEDER-028424”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico do Prof. Doutor António Completo, completo@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias