conteúdos
links
tags
Distinções
Prémio promovido pela International Association for Energy Economics (IAEE)
Aluna do Mestrado em Economia vence Prémio IAEE Student 2018
Susana Gonçalves, aluna do Mestrado em Economia, ramo Finanças
Susana Gonçalves, aluna do Mestrado em Economia, ramo Finanças, conquistou o 1º lugar do prémio IAEE Student 2018, com um artigo sobre “Energy Consumption, Macroeconomic and Financial Effects over CO2 Emissions: A European Approach”, decorrente da sua dissertação de mestrado, desenvolvida no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT).

O trabalho foi apresentado pela aluna na 5ª edição da conferência internacional ME3 - Meeting on Energy and Environmental Economics, que coincidiu este ano com a 3ª Conferência anual da Associação Portuguesa de Economia da Energia (APEEN). A iniciativa foi organizada em conjunto pela Universidade de Aveiro, por docentes/investigadores da GOVCOPP, e pela Universidade do Minho, tendo decorrido na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, nos passados dias 18 e 19 de outubro.

Susana Gonçalves apresentou o trabalho “Energy Consumption, Macroeconomic and Financial Effects over CO2 Emissions: A European Approach”. Este artigo científico resultou da sua dissertação de Mestrado em Economia, intitulada: “Efeitos do Consumo de Energia, Macroeconómicos e Financeiros nas Emissões de CO2 em Países Europeus”, sob orientação da docente Mara Madaleno do DEGEIT. 

Neste trabalho estuda-se a curva ambiental de Kuznets (EKC), acrescentando como variáveis explicativas: consumo de energia, consumo de energia renovável, desenvolvimento financeiro, dependência do petróleo e aumento populacional para além do crescimento económico para explicar as emissões de CO2. Este trabalho empírico é aplicado a dados de 20 estados membros da União Europeia, para o período compreendido entre 1997 e 2015. Após aplicação do modelo em painel de vetor autorregressivo, confirma-se a existência da EKC em forma de U invertido.

A International Association for Energy Economics (IAEE) atribuiu, via a sua filial em Portugal APEEN, três prémios a estudantes (de mestrado e/ou doutoramento), que apresentassem um artigo científico na 3ª conferência da APEEN e 5º ME3. Para além do valor monetário atribuído a cada um dos premiados, a estes foi igualmente atribuída a quota de associado APEEN/IAEE durante um ano. Um painel de três membros da direção da APEEN avaliou os artigos submetidos a concurso e as respetivas apresentações durante a conferência. Este ano participaram no concurso 20 alunos com 20 artigos na área da Economia da Energia e ambiente.

Da Universidade de Aveiro e da unidade de investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) fizeram parte do comité de organização da 3rd APEEN & 5th ME3 - Managing Resources and Waste: challenges for Energy and Environmental Economics beyond 2030, as docentes Marta Ferreira Dias, Margarita Robaina (chairs da conferência), Anabela Botelho (coordenadora da GOVCOPP), Mara Madaleno e Daniel Magueta (como co-chairs). Para o ano a ME3 volta à Universidade de Aveiro em data a anunciar brevemente.

imprimir
tags
outras notícias