conteúdos
links
tags
Investigação
Docentes e estudantes de Design apresentaram investigação nas áreas de Design para a Inovação Social e Economia Circular
UA representada em conferência internacional sobre Inovação Social no sudeste Asiático
UA representada em conferência internacional sobre Inovação Social no sudeste Asiático
A conferência internacional SI – LIVE ASIA foi organizada no âmbito do projeto Erasmus + SEASIN – South East Asia Social Innovation Network, nos dias 8 e 9 de Outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia.

Organizada pelos parceiros do projeto SEASIN, trata-se do primeiro encontro internacional na Ásia que explora o papel que as instituições de ensino superior podem desempenhar no apoio ao fomento da Inovação e Empreendedorismo Social.

O evento incluiu palestras, painéis de discussão, sessões interativas e um mercado de empresas sociais, reunindo investigadores, profissionais, agentes de mudança e estudantes com o objetivo de co-criar uma agenda futura para a inovação social. Além de vários parceiros institucionais, contou com a presença da gestora de Inovação da UNICEF Tailândia, Sarah Atkinson, com uma discussão intitulada: "Demystifying human centered design: tools to change the way you work".

Teresa Franqueira, do Departamento de Comunicação e Arte, liderou um workshop de Design Thinking sobre metodologias de ensino de Design para a Inovação Social que incluiu participantes da Índia, Mianmar, Camboja, Austrália, Tailândia, Malásia e Portugal. Intitulado: “Teaching design for social innovation - a hands-on taster session”. O workshop foi desenvolvido a partir de um artigo desenvolvido em conjunto com os investigadores do ID+ Desis Lab Gonçalo Gomes e Mariana Ribeiro.

Álvaro Sousa, coordenador na UA do projeto SEASIN, apresentou uma comunicação intitulada: “The importance of identity for the affirmation of social innovation projects”.

Foram ainda dois os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de Design para a Inovação Social no ano letivo 2017/2018 selecionados para apresentação no evento, assim como um projecto desenvolvido no âmbito da dissertação do Mestrado em Engenharia e Design de Produto:

Pro batuque: Social Innovation Music Project for Problematic Children from Costa Nova”, pelo grupo: Catarina Marques, Daniel Marques, David Taipina, Ivo Jorge, Olga Gomes e Raquel Agostinho;

“Design for Social Innovation: Integration of homeless people – Nó project”, pelo grupo: Ana Margarida Pinto, Ana Verónica Dias, Joana Emídio, Rita Solá e Steeven Leite;

“Design and Circular Economy: Product-Service System for an Electric City Vehicle”, no âmbito da dissertação de mestrado de Bruno Araújo, orientado pelos Professores Teresa Franqueira e João Oliveira.

É de relevar o contributo da investigação em Design na UA para a promoção da Inovação Social em vários contextos, incluindo o dos países do Sudeste Asiático.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias