conteúdos
links
tags
Investigação
Projeto inicia roadshow de apresentação pelo país
Projecto europeu SIKE promove debate sobre estado atual da Inovação Social em Portugal
Projeto europeu SIKE inicia roadshow de apresentação pelo país
No dia 3 de Outubro decorreu na UA um encontro para apresentação do projeto europeu SIKE - Social Innovation for Knowledge Exchange e para debate com diversos atores locais, instituições, câmaras municipais e empreendedores. Este versou sobre o estado atual, as dificuldades e as oportunidades para o desenvolvimento da Inovação Social no âmbito nacional e, em específico, na região de Aveiro.

Este evento teve como propósito estreitar relações entre a Academia e a comunidade envolvente e entender como pode a Universidade partilhar conhecimento e recursos como as instituições e empreendedores sociais.

No inicio da sessão assistiu-se a uma apresentação dos docentes envolvidos no projeto, bem como dos seus departamentos: Gonçalo Gomes, do ID+ Desis Lab no Departamento de Comunicação e Arte (coordenador na UA do projeto), José Carlos Mota, do GOVCOPP no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, e Marta Ferreira Dias e Marlene Amorim, do REMSI no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo. Seguidamente decorreu uma breve apresentação de outro parceiro nacional envolvido no projeto: a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, representada por Gustavo Freitas, do Departamento de Empreendedorismo e Economia social. 

Com a apresentação do projeto SIKE, dos seus objetivos, do seu envolvimento e da sua pertinência, pretendeu-se clarificar os participantes sobre como os resultados do projeto poderiam apoiar e a ajudar ao desenvolvimento dos seus projetos e iniciativas, nomeadamente através da instituição de um Centro para a Partilha de Conhecimento em Inovação Social.

Terminadas as apresentações, houve espaço para um debate entre todos os participantes, em que estes puderam partilhar as suas experiências e pontos de vista sobre alguns temas pertinentes, bem como as dificuldades que encontraram ao longo do seu percurso. Os tópicos abordados durante a sessão foram ao encontro de algumas questões presentes no questionário de levantamento de necessidades desenvolvido no âmbito do projeto, e que tem como objetivo perceber as necessidades e dificuldades destes agentes e deixar pistas sobre como poderá a universidade ter um papel importante enquanto parceira. O debate mostrou ser um momento enriquecedor e interessante, em que o os resultados ultrapassaram os objetivos da sessão e proporcionaram o estreitar da relação entre os vários atores da região.

O evento faz parte de um roadshow sessões de apresentação do projeto que contará com mais duas sessões em moldes semelhantes. Estas decorrerão em Lisboa, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no próximo dia 24 de Outubro, e na Lousã, na Incubadora Social Microninho, com data ainda por definir.

Mais informações podem ser consultadas no site do projeto (em atualização) ou solicitadas por email

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias