conteúdos
links
tags
Distinções
António Mangueira Sales em destaque na International Conference on Molecular Structure of Nano and Bio Materials
Investigador do DFis premiado na Índia
António Mangueira Sales, pos-doutorado do i3n e do Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA), obteve o 1º prémio para as comunicações orais na International Conference on Molecular Structure of Nano and Bio Materials (ICMSNBM-2018) que decorreu no mês de setembro, em Cheyyar (Índia).

Sob o tema “Dependency of the power on the upconversion of BiNbO4 ceramic doped with Er3+ and Yb3+”, o trabalho apresentado incidiu sobre a preparação e caracterização do niobato de bismuto dopado com terras raras, com o intuito de verificar a viabilidade desse material como hospedeiro de terras raras, de forma a potenciar o processo ótico de “up-conversion”. Uma das possíveis aplicações é em sistemas de captação de energia solar e a sua conversão em energia elétrica.

Este trabalho foi supervisionado na UA pelo professor Manuel Pedro Graça, membro do Departamento de Física e do laboratório associado I3N, e em Fortaleza pelo professor António Sergio Bezerra Sombra, diretor do Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materias da Universidade Federal do Ceará no Brasil.

imprimir
tags
outras notícias