conteúdos
links
tags
Campus
Evento decorreu no Dia Mundial da Saúde Mental, a 10 de outubro
Convívio da Memória na ESSUA
Convívio da Memória decorreu na ESSUA
No passado dia 10 de outubro - Dia Mundial da Saúde Mental - decorreu o Convívio da Memória, organizado pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) e pela NeuroLiving.

O Convívio da Memória teve lugar na ESSUA na passada quarta feira e teve a presença de seniores, entre os quais pessoas com problemas de memória ou outras alterações ao nível do pensamento, de cuidadores formais e familiares. Contou com a apresentação do testemunho de dois cuidadores familiares - utentes da Fundação Casa do Pessoal da Segurança Social e Saúde do Distrito de Aveiro - acerca da tarefa de prestação de cuidados à pessoa com demência, realização de uma sessão de Estimulação Cognitiva Terapêutica e terminou com um lanche ao som de musica popular portuguesa dos anos 60.

Desta forma, a ESSUA e a NeuroLiving atingiram os seguintes objetivos do evento: a) sensibilização da comunidade para as demências, b) redução do estigma das pessoas com transtorno neurocognitivo leve ou demência em fase inicial a moderada, c)  valorização do papel do cuidador e c) divulgação de ferramentas para a redução do risco de desenvolvimento de demência e para minorar a evolução das mesmas. O Convívio da Memória foi organizado pela Prof. Dr.ª Marília Rua, Prof. Joaquim Alvarelhão e Prof.ª Dr.ª Margarida Cerqueira (ESSUA) e pela Gerontóloga Diana Luzio (NeuroLiving).

imprimir