conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidatura 10 a 23 de outubro de 2018
Bolsa de Investigação - Licenciado (M/F) nº 4, Projeto UFA+EE, Unidade de Frio Autónomo e Eficiente
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Licenciado (nº 4), Projeto de I&DT em Co-Promoção, intitulado “UFA+EE, Unidade de Frio Autónomo e Eficiente Energeticamente”, ref. POCI-01-0247-FEDER-033755, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Licenciado (nº 4), Projeto de I&DT em Co-Promoção, intitulado UFA+EE, Unidade de Frio Autónomo e Eficiente Energeticamente”, ref. POCI-01-0247-FEDER-033755, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

 1. Áreas Científicas: Engenharia de materiais ou engenharia química;

 2. Requisitos de admissão obrigatórios (sob risco de exclusão): Habilitações mínimas de 1º ciclo, concluído com classificação mínima de 13 valores, numa das seguintes áreas científicas: Ciência e Engenharia de Materiais ou Engenharia Mecânica ou Engenharia Química, ou Química ou Engenharia Física ou Engenharia do Ambiente ou Energias Renováveis ou outra área afim.

3. Requisitos preferenciais: Experiência de investigação em áreas relacionadas com o plano de trabalhos proposto.

 4. Plano de trabalhos: As soluções aquosas de diferentes sais (p.e. NaCl) apresentam propriedades adequadas para acumulação de frio por mudança de fase, baixo custo e flexibilidade de variação da temperatura de fusão em função da natureza e da concentração dos sais. Contudo, a sua utilização pode ser inibida pela baixa condutividade térmica e riscos relacionados com a expansão no congelamento das soluções aquosas. Deste modo, pretende-se minimizar variações de volume, compensando a expansão no congelamento de soluções aquosas com a contração de uma fase orgânica, dispersas por emulsificação. A fase contínua (aquosa) conterá partículas de uma fase de elevada condutividade térmica (grafite) para melhorar a resposta térmica na solidificação/fusão. A emulsão será estabilizada por aditivos tensioativos e a fase aquosa será gelificada para inibir a separação das partículas de fase condutora. Será utilizado planeamento experimental (Taguchi) para estudar efeitos das frações de fase orgânica, concentração de sal e teor de grafite em propriedades relevantes para as aplicações pretendidas (condutividade térmica, calor latente de fusão, temperaturas de fusão).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos Departamentos de Química (DQ) e de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMAC) da Universidade de Aveiro, sob a co-orientação científica da Prof. Ana Barros Timmons (DQ) e do Professor Jorge Frade (DEMAC).

6. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 9 meses, com início previsto em Novembro de 2018.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745 €/mês, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

Avaliação curricular – com valoração de 100%, que será realizada de acordo com os seguintes critérios:

  • Currículo académico do 1º ciclo, em área adequada, em conformidade com os requisitos de admissão (50%);

  • Formação académica ou experiência de investigação em área afim ao programa de trabalho (35%);

  • Outra experiência técnica ou profissional altamente relevante para os objetivos e atividades do projeto UFA+EE (15%).

Caso o júri não se considere apto a decidir utilizando o método indicado em 1, poderá optar por realizar Entrevista que avaliará cada candidato nos seguintes domínios:

  • Conhecimentos específicos relevantes para a execução do plano de trabalhos a desenvolver (70%);

  • Capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal (30%);

A avaliação final será executada de acordo a seguinte ponderação:

  • 75% avaliação curricular;

  • 25% entrevista.

9. Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Doutor Jorge Ribeiro Frade, Professor Catedrático;

Vogais efetivos: Doutora Ana Margarida Viegas de Barros Timmons e Doutor Aleksey Yaremchenko, Equiparado a Investigador Principal;

Vogal suplente: Doutor João António Labrincha Baptista, Professor Associado com Agregação.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados através de E-mail.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 10 a 23 de outubro de 2018.

12. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado;

  • Cópia simples do(s)certificado(s) de habilitações;

  •  Cópia do documento de identificação ou Passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos.

As candidaturas, dirigidas ao Presidente do Júri, devem ser enviadas, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para o endereço dem.bolsas@ua.pt, com Cc para jfrade@ua.pt, até ao termo do prazo fixado neste edital, com indicação da referência do projeto no assunto, da seguinte forma: “UA – Projeto UFA+EE – BI nº 4” e acompanhada dos documentos referidos anteriormente.

13. Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

imprimir
tags
outras notícias