conteúdos
links
tags
Investigação
Estudos foram desenvolvidos pelo investigador Andrei Salak
Resultados de investigação do CICECO/DEMaC publicados pela empresa Anton Paar
Os resultado do estudo realizado por Andrei Salak foram publicados no boletim da Anton Paar
A empresa que produz instrumentos premium para medição e análise publicou os resultados de um trabalho desenvolvido por Andrei Salak, investigador do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro e do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da Universidade de Aveiro, no boletim Application Report da empresa dirigido a potenciais clientes.

Anton Paar GmbH desenvolve, produz e distribui instrumentos laboratoriais e sistemas processuais de medição de grande precisão, incluindo as fases de amostragem de alta temperatura e de baixa temperatura para difração de raios X (DRX) in situ.

Andrei Salak utilizou uma Câmara de Alta Temperatura da empresa Anton Paar para estudar as transições de fase em materiais multiferróicos do tipo perovesquite em aplicações relacionadas com o magnetismo, energia fotovoltaica, entre outras. Este fenómeno, designado por conversão de polimorfismo, é considerado como uma extensão promissora da síntese a alta pressão que pode ser usada para obter novos materiais, com combinações de propriedades únicas.

O estudo sistemático deste fenómeno foi realizado em estreita colaboração com o ISIS Neutron and Muon Source do STFC Rutherford Appleton Laboratory (UK) e com o Element Six Global Innovation Centre, membro do De Beers Group of Companies (UK).

Andrei Salak é investigador convidado no CICECO e DEMaC, tem-se especializado na determinação e caracterização da estrutura dos cristais e propriedades físicas dos sólidos inorgânicos. É coautor de mais de 100 artigos publicados em periódicos internacionais com revisão por pares, com mais de 1100 citações e 1 patente. Tem mais de 30 registos na Base de Dados do International Centre for Diffraction Data – ICDD. Atualmente, Andrei Salak é o coordenador principal do Projeto 'Tuneable multiferroics based on oxygen octahedral structures' (TUMOCS, 2015-2018), financiado pelo Programa MSCA-RISE integrado do Horizonte 2020 da União Europeia.

Andrei Salak é também consultor técnico para as infraestruturas de DRX no DEMaC. As infraestruturas de DRX do DEMaC fazem parte da rede de serviços de DRX do CICECO. Em particular, o equipamento X’Pert PANalytical no DEMaC permite medir difração de pós em geometria Bragg-Brentano, tanto em modo de reflexão como de transmissão, DRX em ângulo rasante, e DRX in situ num intervalo compreendido entre temperatura ambiente e 1400oC, tanto ao ar como em vácuo. Recentemente, a máquina foi equipada com monocromador e com linhas de gases que permitem realizar medições em atmosferas de árgon, oxigénio e dióxido de carbono.

O artigo está disponível para consulta através do menu da direita desta página.

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias