Realizada em Bruxelas nos dias 6 e 7 de Setembro de 2018, esta iniciativa procurou explorar as directrizes essenciais para o estabelecimento de uma rede mundial para a potenciação do apoio das universidades a projetos de Inovação Social.
As atividades incluíram uma mostra das atividades e resultados dos projetos – incluindo experiências em regiões como África do Sul, Malásia, Tailândia, Mianmar, Camboja, Chile, Colômbia, Panamá e Brasil, bem como a participação de coordenadores da Comissão Europeia para a Cooperação internacional.
Foi também possível ter o contributo de outras entidades, como empresas e outras organizações, sobre a forma como perspectivam a sua relação com as instituições do ensino superior neste âmbito.
Além dos projetos Erasmus+ LASIN, SEASIN e Common Good First, foram ainda convidados representantes dos projetos internacionais: Students4Change, CASO – Caring Society, SI-Drive e SIKE.
Gonçalo Gomes, coordenador na UA do projecto SIKE, e Álvaro Sousa, coordenador na UA do projecto SEASIN, participaram nos momentos de apresentação destes projetos, dando também conta do trabalho já efetuado no sentido de desenvolver uma oferta formativa de pós-graduação em inovação social desenvolvida em colaboração com países do Sudeste Asiático. Tiveram ainda oportunidade de partilhar informações sobre colaborações futuras com a UA e o ID+ Desis Lab e sobre o desenvolvimento de iniciativas no âmbito de programas de financiamento internacionais.