conteúdos
links
tags
Publicações
Antigo guerrilheiro da resistência timorense e atual Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas (FALINTIL-FDTL)
O Voo do Pombo - Memórias de Falur Rate Laek
O Voo do Pombo - Memórias de Falur Rate Laek
“O Voo do Pombo” reúne as memórias do antigo guerrilheiro da resistência timorense e atual Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas (FALINTIL-FDTL), Falur Rate Laek (Domingos Raúl). Organizado e revisto por Ângelo Ferreira, bolseiro de investigação no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da UA (CIDTFF), e Ana Margarida Ramos, investigadora no mesmo Centro e docente no Departamento de Línguas e Culturas da UA, o livro tem prefácios de Jorge Sampaio (antigo Presidente da República de Portugal) e Almirante Silva Ribeiro (atual Chefe de Estado Maior da Marinha de Portugal).

Esta obra é uma memória singular, bem diferente do habitual livro biográfico dos heróis, com momentos muito emocionantes, que passam acima de tudo uma mensagem, um testemunho.

O convite para organizar e rever o livro foi dirigido primeiramente a Ângelo Ferreira, dada a sua relação antiga com Timor e o conhecimento e a compreensão da história e contexto timorenses. “O desafio colocado em cima da mesa, acompanhado do aroma de um excelente café Timor, foi para colaborar na escrita de algo que fosse substancialmente diferente da típica biografia do herói da libertação e da edificação de um novo País. Em vez de exaltar os seus méritos e feitos de guerrilheiro comandante, que o colocam, com justeza, no pedestal da história recente de Timor-Leste, o Coronel Falur queria apoio para deixar às gerações mais novas um testemunho de verdade, sem efabulações do desejo ou, como ele próprio dizia, “distorções dos cérebros” que vão acumulando idade e esquecimentos. Queria deixar uma memória de amor ao povo, a olhar para o futuro".

Falur Rate laek queria "interlocutores que pudessem filtrar e interpretar, na língua portuguesa, o sentido real e depurado da sua mensagem. O grande desafio terá sido – o leitor dirá se bem conseguido – o de organizar com coerência o resultado das gravações realizadas, articulando clareza e profundidade, racionalidade e sentimento, e, mais do que tudo, no tom certo, que fizesse justiça à sua voz própria, à especial sensibilidade e ao olhar único que nos transmitiu”.

O texto foi escrito, organizado e revisto por Ângelo Ferreira, em parceria com Ana Margarida Ramos, a partir de 12 conversas gravadas, sendo que uma vez que é um texto na primeira pessoa, optou-se por estabelecer que a autoria ficaria com o próprio.

O livro poderá ser adquirido em breve na Amazon.

Ficha Técnica

Título: O Voo do Pombo: Memórias de Falur Rate Laek

Autor: Falur Rate Laek (Domingos Raúl)

Organização e revisão: Ângelo Ferreira e Ana Margarida Ramos

Design de capa: Raquel Gomes, aluna do Doutoramento em Design da UA 

Editor: Domingos Raúl (Edição de autor)

ISBN: 978-989-20-8089-5

imprimir
tags
outras notícias