conteúdos
links
tags
Bolsas
Bolsa de investigação para mestres em Engenharia Informática, Engenharia de Computadores e Telemática ou área afins
Encontra-se aberto, de 8 a 19 de outubro, na Universidade de Aveiro - Unidade IEETA, o concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito do projeto de I&D “S2MovingCity: Sensing and Serving a Moving City”, CMUP-ERI/TIC/0010/2014.

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D

Bolsa de Investigação (BI)

 

Encontra-se aberto, na Universidade de Aveiro - Unidade IEETA, o concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito do projeto de I&D “S2MovingCity: Sensing and Serving a Moving City”, CMUP-ERI/TIC/0010/2014financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:

1. Área Científica: Engenharia Informática.

2. Requisitos de admissão: Grau de Mestre numa das seguintes áreas: Engenharia Informática, Engenharia de Computadores e Telemática, ou área afim.

O/a candidato/a deve reunir também:

  • Experiência em python / java
  • experiência de programação de soluções de nível empresarial backend e frontend;;

As seguintes condições serão elementos de bonificação na avaliação curricular (não sendo no entanto condições de exclusão):

  • experiência em soluções de data mining / analytics
  • experiência em soluções de streaming (e.g. kafka streams)
  • experiência de programação de soluções móveis e/ou baseada em “single board computer” com integração de sensores sem fios
  • experiência em soluções de monitorização de sistemas e,g, stack ELK, TICK
  • experiência em arquiteturas Cloud (IaaS, PaaS) e soluções de virtualização baseadas em contentores Docker;

3. Plano de trabalhos: O plano de trabalhos está integrado nas atividades do projeto VR2Market e inclui:

  • analytics and machine learning
  • identificação de oportunidades e escolha de cenário
  • solução de recolha e  monitorização do sistema S2MovingCity
  • integração de fontes de dados
  • módulo de analytics do S2Moving City
  • integração da visualização em dashboards
  • instalação e validação do sistemana “cloud” ;
  • desenho e instalação de solução baseada em containers na cloud
  • instalação da solução de monitorização;
  • integração da solução (computacional) de monitorização pessoal
  • Testes e otimização em cenários reais:
  • visualização online e offline
  • Suporte operacional aos testes e pilotos no âmbito do projecto

4. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto, Lei nº. 12/2013, de 29 de janeiro, e Decreto-Lei nº 89/2013 de 9 de julho; Regulamento de Bolsas de Investigação da  FCT aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, de 25 de junho, alterado pelo Regulamento nº 326/2013, de 27 de agosto de 2013, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento); e Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Universidade de Aveiro, na sua Unidade de Investigação 127/94 - IEETA, sob a orientação científica do Professor Doutor Ilídio Castro Oliveira.

6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 1 ano, com possibilidade de renovação até, no máximo, à data de termino do projecto, de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, com início previsto em Outubro 2018 ou data próxima.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das Bolsas de Investigação da FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

8. Métodos de selecção e valoração: Os métodos de seleção a utilizar serão a avaliação curricular (60%) e entrevista (40%). Numa primeira fase, haverá uma pré-seleção baseada na seriação dos candidatos pela avaliação curricular, sendo convocados para entrevista os primeiros candidatos da seriação.

Caso nenhum candidato se enquadre no perfil, ou não apresente todos os documentos exigidos neste edital, será automaticamente excluído do concurso, não havendo lugar a entrevista.

Na ausência de candidatos válidos não haverá fase de entrevistas.

9. Composição do Júri de Selecção: José Maria Amaral Fernandes (Presidente), Ilídio Castro Oliveira (vogal) Armando Pinho (vogal).

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final, afixada em local público usado para disseminação de informações da Unidade IEETA da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.

11. Prazo de candidatura O concurso encontra-se aberto no período de 08/10/2018 a 19/10/2018.

12. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas através de correio eletrónico para jfernan@ua.pt e bela.martins@ua.pt, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificados de habilitações e Carta de apresentação/motivação.

imprimir
tags
outras notícias