conteúdos
links
tags
Bolsas
No âmbito do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Candidaturas abertas para seis Bolsas de Iniciação Científica (BIC)
Encontra-se aberto concurso, até 2 de outubro, para a atribuição de seis Bolsas de Iniciação Científica (BIC) no âmbito do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (projeto referência UID/CED/00194/2013), com apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJECTOS E INSTITUIÇÕES DE I&D

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de seis Bolsas de Iniciação Científica (BIC) no âmbito do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (projeto referência UID/CED/00194/2013), com apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências da Educação

Requisitos de admissão: Os destinatários da bolsa são estudantes inscritos pela primeira vez num 1.º ciclo do ensino superior ou em mestrado integrado, não sendo detentores de diploma e a frequentar alguma das seguintes áreas: Ciências da Educação, Ciências da Comunicação, Ciências Naturais, Ciências Físico-químicas, Matemática, Geografia Económica e Social, História, Turismo, Línguas e Literaturas, Artes, Ciências Políticas, e outras Ciências Sociais ou Humanidades.

Plano de trabalhos: As bolsas têm como finalidade o início ou reforço da formação científica dos bolseiros, designadamente através do apoio à construção de conteúdos da app EduCAMPUS, a ser desenvolvida no âmbito do projeto Smart Knowledge Garden, e cujo objetivo é constituir como um ambiente integrado de Educação, Formação e Investigação a nível das diferentes áreas do saber que constituem o CIDTFF, potenciando experiências de aprendizagem no Campus da Unidade de Aveiro (Campus Universitário de Santigo) com recurso a técnicas de gamificação e realidade aumentada. As tarefas a serem desenvolvidas são:

  1. Identificação de pontos de interesse no Campus da Universidade de Aveiro, passíveis de serem explorados através da app EduCAMPUS;
  2. Colaboração no desenvolvimento de guiões didáticos digitais da aplicação móvel, sob a forma de jogo digital, complementado por textos informativos;
  3. Teste junto de públicos diversos, e respetiva melhoria dos guiões.

As tarefas deverão ser desenvolvidas de acordo com a área de formação de cada bolseiro(a), conforme requisitos de admissão, numa perspetiva integrada e interdisciplinar do plano de trabalhos.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, de 25 de junho, alterado pelo Regulamento nº 326/2013, de 27 de agosto de 2013, e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Educação e Psicologia e no Campus Universitário de Santiago da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Ana Raquel Gomes São Marcos Simões e da Doutora Lúcia Maria Teixeira Pombo.

Duração das bolsas: As bolsas terão a duração de 3 meses, com início previsto em outubro de 2018.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 385,00 (trezentos e oitenta e cinco euros), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de selecção: O método de seleção a utilizar será a avaliação curricular, com a respetiva valoração de 100%. Serão, ainda, valorizadas: (i) experiência em funções consideradas relevantes para o plano de trabalhos, e (ii) interesse pelo projeto e motivação para o envolvimento nas tarefas. Em caso de empate de classificação, o júri poderá recorrer à realização de entrevistas.

Composição do Júri de Seleção:

Doutora Maria Helena Almeida Beirão de Araújo e Sá (Presidente)

Doutora Ana Raquel Gomes São Marcos Simões (1º vogal)

Doutora Lúcia Maria Teixeira Pombo (2º vogal)

Doutora Maria Manuela Bento Gonçalves (Vogal suplente)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada afixada em local visível e público do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e no site do CIDTFF, sendo os candidatos aprovados notificados através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 de setembro a 2 de outubro de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Área de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura;

- Carta de intenção;

- Comprovativos do aproveitamento curricular (print do histórico de notas no PACO);

- Comprovativos do envolvimento profissional prévio em funções relevantes para o presente edital, sempre que se justifique;

- Fotocópia do último certificado de matrícula;

- Duas cartas de recomendação com data posterior a este edital em que se apreciem as competências do candidato para desenvolver as atividades que constam do plano de trabalhos (facultativo).

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico, em ficheiro único para paulav@ua.pt, com o assunto “Candidatura ao edital BIC – CIDTFF”, ou entregues, pessoalmente, durante o período 9h-12h / 14h-16h30min, na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para: Paula Varela, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Campus Universitário, 3810-193 Aveiro.

imprimir
tags
outras notícias