conteúdos
links
tags
Campus
Fátima Lopes Aves representa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Docente do DAO/UA participa em Conferência Intergovernamental sobre os Oceanos na ONU
Fátima Lopes Alves
Docente do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro, Fátima Lopes Alves foi convidada a integrar a delegação nacional que irá participar na 1ª Conferência Intergovernamental sobre Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Marinha Além das Áreas da Jurisdição Nacional. A docente, também investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), está nesta conferência decorre em Nova York, na ONU, de 4 a 17 de Setembro.

A delegação nacional à conferência é coordenada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros integrando representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Ministéio dos Negócios Estrangeiros (MNE), Ministério do Mar, bem como peritos nacionais convidados pelos diferentes Ministérios.

Fátima Lopes Alves participará nas diversas sessões de trabalho, durante o período de 5 a 10 de setembro como perita nacional, em representação do MCTES.

O objetivo desta 1ª Conferência Intergovernamental, e no seguimento da resolução 72/249 de 24 de Dezembro 2017 da Assembleia Geral das Nações Unidas, é a elaboração de um instrumento jurídico internacional, ao abrigo da UNCLOS sobre a conservação e utilização sustentável da diversidade biológica marinha em áreas além da jurisdição nacional (o Programa preliminar pode ser consultado em: www.un.org/bbnj )

Fátima Lopes Alves é licenciada em Planeamento Regional e Urbano e doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela UA. Possui vasta experiência nacional e internacional na área da Gestão Integrada das Zonas Costeiras e Marinhas, Ordenamento e Gestão de Áreas Protegidas, Planeamento Estratégico, Avaliação e Gestão de Riscos. Colabora com empresas e instituições nacionais e internacionais (B&S Europe, GIZ; DG MARE/ EASME; DG ENV), no âmbito da Gestão das Áreas Marinhas Protegidas no espaço Atlântico e, no âmbito do Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo para os países da Benguela Current Comission (Angola, Namíbia e África do Sul).

Na UA é coordenadora do Programa Doutoral em Território, Riscos e Políticas Públicas e docente no Programa Doutoral Campus DO*Mar; no Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, e na licenciatura em Ciências do Mar.

No DAO, Fátima Alves é coordenadora do Grupo Funcional Instrumentos Ambientais (INTRA), fundadora e coordenadora do grupo de investigação Coastal and Ocean Planning and Governance (COPING Team).

imprimir
tags
outras notícias