conteúdos
links
tags
Publicações
Professor catedrático do Departamento de Química da UA
José Cavaleiro colabora com Academia Brasileira de Ciências
José Cavaleiro colabora com Academia Brasileira de Ciências
O professor catedrático do Departamento de Química José Cavaleiro foi o editor responsável pela edição especial da revista Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC) “Chemistry and Health: Past, Present and Future“ sobre o papel e os contributos da Química para a área da Saúde.

Integrada nas comemorações do centenário da Academia Brasileira de Ciências, esta edição aborda “a questão que a Química pode fazer para fornecer qualidade geral da saúde. Os tópicos vão desde terapias relacionadas ao câncer até à avaliação farmacológica de compostos que possam ter aplicações farmacológicas”.

Traduzindo o seu pensamento e visão, José Cavaleiro, Professor do Departamento de Química da UA, sublinha no editorial a importância da ciência e da Química para a nossa qualidade de vida. “…Developing and setting up new drugs. That is a fantastic target involving scientists from several areas but working altogether, mainly chemists, physicists, biologists, pharmaceutical and medical scientists. How life on Earth would be if the already establish drugs were not available?.....new and better ones might be in the “pipeline” to become available”.

A revista pode ser consultada gratuitamente na página da ABC.

José Cavaleiro foi eleito membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências em finais de 2009, uma distinção particularmente honrosa para um cientista português, fruto do reconhecimento científico internacional, sendo este editor da revista AABC para a área da Química . Refira-se que o Professor José Cavaleiro é também membro da Academia de Ciências de Lisboa.

imprimir