conteúdos
links
tags
Opinião
Carreira académica contribuiu para a projeção internacional do Departamento de Química da UA
In Memoriam: Ana Maria Vieira da Silva Viana Cavaleiro (1944-2018)
Ana Cavaleiro foi pioneira em Portugal no domínio da química de polioxometalatos
Faleceu a Professora Doutora Ana Cavaleiro, Professora Catedrática aposentada do Departamento de Química e investigadora pioneira em Portugal no domínio da química de polioxometalatos. Ana Cavaleiro teve um percurso académico multifacetado.

Ana Cavaleiro licenciou-se em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (Lisboa, 1968), obteve o grau Master of Science (1973) pela Universidade de Liverpool no Reino Unido, doutorou-se em Química (1985), na especialidade de Química Inorgânica, na Universidade de Aveiro, onde obteve também a Agregação em 1999. Iniciou a sua carreira profissional em 1968 em Moçambique, na Universidade de Lourenço Marques, e veio a integrar a Universidade de Aveiro em 1975, pouco depois da sua fundação, tendo sido um membro ativo na afirmação desta instituição promovendo, designadamente, o ensino e a investigação. Assumiu diversos cargos de gestão universitária e científica tendo, nomeadamente, sido Presidente do Conselho Diretivo do Departamento de Química (1991-1993) e membro da Comissão Editorial da Universidade de Aveiro.

A Doutora Ana Cavaleiro foi responsável pela orientação científica de muitos jovens, destacando-se em particular o seu trabalho na área da química de polioxometalatos, que contribuiu para a projeção internacional do Departamento de Química da Universidade de Aveiro.

Neste momento de pesar, prestamos uma reconhecida homenagem à Doutora Ana, cujos laços académicos e afetivos com a nossa comunidade permanecerão vivos.

Tito Trindade

Diretor do Departamento de Química da UA

imprimir
tags
outras notícias