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Ensino e Formação
De 28 de setembro a 24 de novembro
Marketing e Vendas de Vinhos (2ª ed)
Curso sobre vinhos na UNAVE
A UNAVE-Asssociação para a Formação Profissional da Universidade de Aveiro, e o ISCA-UA levam a efeito, de 28 de setembro a 24 de novembro, mais um curso de Marketing e Vendas de Vinhos, o segundo. O curso consta de 80 horas presenciais e confere 8 ECTS para efeitos de prosseguimento de estudos superiores. Desconto early-bird de 20% em inscrições até 3 de setembro.

O vinho é um produto de enorme relevância económica, social e territorial, cuja comercialização, nomeadamente nos mercados internacionais, coloca desafios acrescidos às empresas e aos seus profissionais, tornando urgente a adoção de estratégias de marketing e venda eficazes, tanto nos canais de comunicação tradicionais como nos novos meios de comunicação, designadamente no digital.

Procurando ir ao encontro das necessidades dos agentes económicos do sector, a UNAVE – Associação para Formação Profissional e Investigação de Aveiro, vai realizar, com início a 28 de setembro, uma nova edição do curso de Técnicas Comerciais e Marketing de Vinhos, revista, atualizada e melhorada (daí a nova designação: Marketing e Vendas de Vinhos), cuja primeira edição, realizada há dois anos, constituiu, na opinião dos formandos, um sucesso.

 Tal como a edição anterior, o curso constará de 80 horas de formação em regime presencial, realizar-se -á em horário pós-laboral e confere 8 ECTS, que, como se sabe, contam para efeitos de continuação de estudos superiores

 O objetivo central desta formação em Marketing e Vendas de Vinhos é contribuir para o aumento da competitividade das empresas do setor vitivinícola, através da capacitação dos seus profissionais com competências comerciais e de marketing adequadas ao contexto que o setor enfrenta a nível global.

 No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:

- identificar as principais caraterísticas e desafios do mercado de vinhos a nível nacional e internacional

- desenvolver um pensamento crítico face aos mecanismos que as marcas e as organizações vitivinícolas utilizam para conquistar os seus clientes

- dominar as principais técnicas de venda e de negociação, adequando-as a contextos reais

- conceber e adaptar estratégias de comunicação e venda de vinhos a ambientes e contextos organizacionais específicos.

O curso foi pensado para profissionais que já trabalham ou que pretendam vir trabalhar no setor vitivinícola, quer em empresas produtoras quer em distribuidores, e que exerçam ou pretendam vir a exercer funções comerciais ou outras relacionadas com o mercado, incluindo a comunicação, o marketing e a distribuição, a nível nacional e internacional. A formação é preferencialmente destinada a licenciados em outras áreas que não o marketing, mas é, também, adequada a profissionais com experiência no setor não detentores de formação superior.

 O curso de Marketing e Vendas de Vinhos está dividido em 10 unidades de formação com a duração de 8 horas. Cada um dos temas é assegurado por um formador especialista na área, podendo, adicionalmente, ter a participação de convidados para apresentação de casos de estudo/sucesso, sob a forma de seminários integrados.

 1 - O vinho (da vinha até à mesa)

2 - Marketing e consumo de vinhos

 3 - Estratégias de marketing

4 - Comunicação aplicada ao setor vitivinícola

5 - Técnicas de venda e negociação de vinhos

6 - Internacionalização

 7 - Gestão de marca, rótulos e embalagem

 8 - Distribuição e marketing B2B

 9 - Enquadramento legal do setor 10 - Venda de vinhos através da internet.

A coordenação científico-pedagógica do curso é da responsabilidade de Belém Barbosa, professora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), docente de Marketing Digital e diretora do mestrado em Marketing da universidade aveirense.

A equipa de formadores é constituída por:

Agostinho Marques. Estudou gestão de empresas, marketing, inovação e conhecimento nas universidades do Porto e de Aveiro. Em termos profissionais, iniciou-se no setor dos seguros, passou pela industria farmacêutica e, na área dos vinhos, deteve-se, durante 12 anos, na reestruturação de uma grande empresa do Dão (a UDACA). No final, o peso das vendas no mercado internacional era de 70%, em mercados como EUA, China, Brasil, Japão, Inglaterra, Alemanha, Suíça e Angola. A partir de 2000, dedicou-se à recuperação de uma quinta de família, no Douro vinhateiro, tendo lançado, recentemente, o seu primeiro vinho tinto (PUZZLE).

 António Dias Cardoso. Engenheiro agrónomo e ex-quadro da Estação Vitivinícola da Beira Litoral (Anadia), da qual foi diretor geral e dos serviços de Vitivinicultura. Consultor das Caves S. João e diretor de produção das Caves Messias. Participou em congressos da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e na promoção dos vinhos portugueses no estrangeiro. É autor dos livros Tecnologia dos Vinhos Tintos (2005), Tecnologia dos Vinhos Espumantes (2005) e O Vinho – da Uva à Garrafa (2007), que têm sido usados no ensino superior de enologia.

 Edgardo Pacheco. Jornalista do grupo Cofina. Em 2004, criou o primeiro suplemento da área gourmet da revista Sábado – o 1ª Escolha – e, mais tarde, o GPS. Em 2013, editou, com Fernando Melo, um guia nacional de restaurantes. É responsável, no jornal Correio da Manhã, pela área da gastronomia e assina uma rubrica semanal, no suplemento Weekend, do Jornal de Negócios. É apresentador do programa Prato da Casa (CMTV). E participa, regularmente, em júris de concursos de vinhos, azeites e queijos.

 Francisco Providência. Professor associado e diretor do programa doutoral em Design da Universidade de Aveiro. Designer premiado várias vezes no país e no estrangeiro. É fundador, proprietário e diretor do atelier Providência Design, uma plataforma interdisciplinar virada para a investigação científica em projetos de mediação cultural dirigidos à regeneração social, com vista ao desenho do futuro (design crítico).

 Joaquim Marques. Professor especialista de Marketing e Publicidade no ISCA-UA. Ministra, desde 1986, formação profissional junto de diversas entidades nacionais nas áreas de Marketing Estratégico, Internacional, Serviços, B2B, Planeamento Estratégico, Qualidade nos Serviços, Benchmarking, Gestão Comercial, Clientes, Força de Vendas, Técnicas de Vendas e Comércio Internacional.

 José Albergaria. Professor no ISCA-UA, é, também, diretor do Centro de Investigação em Marketing e Análise de Dados e do Centro de Sondagens da Universidade de Aveiro (CIMAD), recentemente credenciado pela ERC. Foi docente no IPAM e fundador da empresa de estudos de mercado EUROTEST. Chefiou vários projetos internacionais e integrou a ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research Organization.

 Miguel Ferreira. Licenciado em Direito, exerce advocacia desde 1998, tendo-se especializado em questões de Direito Comercial e Civil. Paralelamente à atividade profissional, é cronista do Jornal da Bairrada, onde mantém a rubrica mensal “Bairrada, pel`A Lei do Vinho”, escrevendo sobre os vinhos e a gastronomia da região. É jurado convidado de concursos de vinhos nacionais e internacionais e membro da organização “Wine Business Consulting”.

 Paulo Fonseca. Diretor de operações e membro do board do grupo Global Wines, é, também, area manager para África, tendo sob a sua responsabilidade os mercados de Angola, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Marrocos, entre outros. Licenciado em Gestão, possui uma pós-graduação em Comércio Externo e Marketing Internacional, pela Universidade Politécnica de Madrid, e o MBA Internacional da Católica Porto Business School.

 Vasco Guerreiro. É diretor geral das empresas Global KPMP Trading (Lisboa), especializada em vinhos, e KPMA (Angola), da área da distribuição alimentar e bebidas. É licenciado em Gestão de Recursos Humanos e especialista em distribuição moderna (offtrade). Desempenhou funções de responsável de mercado (Amoreiras, Setúbal e Coimbra), comprador (Lisboa), comprador internacional (Suíça) e responsável pela oferta (Lisboa) na Auchan Portugal Hipermercados, durante 15 anos.

Informação detalhada e inscrições disponíveis em: https://www.unave.pt/?formacao=marketing-e-vendas-de-vinhos

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