conteúdos
links
tags
Campus
Protocolo aproxima investigadores e docentes da ESAN e do DEMaC
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita a ESAN
Ministro Manuel Heitor teve oportunidade de observar todo o trabalho desenvolvido na ESAN
Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visitou dia 6 de julho a Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia da Produção de Aveiro – Norte (ESAN). Conhecer todo o trabalho realizado por aquela escola politécnica da Universidade de Aveiro (UA), nascida em Oliveira de Azeméis para aliar o ensino à investigação e à cooperação com o tecido empresarial, foi o principal objetivo da visita.

Recebido por Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, e por Martinho Oliveira, diretor da ESAN, Manuel Heitor assistiu ainda à assinatura do protocolo de colaboração entre aquela instituição e o Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da UA.

Criada em 2008, e transferida em 2014 para o Parque do Cercal - Campus para a Inovação, Competitividade e Empreendedorismo Qualificado, em Oliveira de Azeméis,  a ESAN desenvolve atividade nas áreas do design e desenvolvimento de produto, da organização industrial, das tecnologias e sistemas da produção e das tecnologias e sistemas de informação e comunicação, quer através da sua oferta de ensino de nível superior, quer através da sua oferta de ensino e formação pós-secundária de natureza técnica e profissionalizante.

Paralelamente ao ensino, a atividade da ESAN, como lembrou Martinho Oliveira, assume “uma forte vocação regional e de transferência de tecnologia, envolvendo setores de atividade económica de grande importância local” como é o caso dos moldes, dos componentes para automóvel, da metalomecânica, do calçado e da cortiça.

Neste contexto, o trabalho no âmbito das tecnologias do chamado 'fabrico rápido' ou 'additive manufacturing' é uma das grandes apostas que a ESAN tem vindo a reforçar nos últimos anos no sentido de aumentar a componente de internacionalização desta unidade orgânica da UA.

Manuel Heitor lembrou que graças à ação de instituições de ensino superior como a ESAN, que se constitui como “um espaço colaborativo entre empresas e autarquias sem esquecer a criação de emprego, o processo de transformação da indústria” rumo ao futuro está em marcha. 

Paulo Jorge Ferreira reafirmou a estratégia da ESAN de colaborar cada vez mais e melhor com a região, lembrando a vocação desta escola politécnica da UA de caminhar lado a lado com o tecido empresarial e com as autarquias locais. “A UA é um agente aberto e permeável às tendências da sociedade. Como tal, e para que possamos ter empresas mais fortes e um crescimento económico cada vez mais sustentável, estamos atentos às necessidades da região e empenhados em ajudar a resolver os seus problemas”, afirmou o responsável pela UA.

descrição para leitores de ecrã
Protocolo assinado entre Martinho Oliveira e Rui Silva aproxima ainda mais docentes e investigadores da ESAN e do DEMaC

Com o apoio do Gabinete Universidade-Empresa da UA, o protocolo assinado durante a visita de Manuel Heitor prevê que ESAN e DEMaC apresentem um portefólio das competências, único e integrado, disponível nas páginas web de ambas as unidades e que permita o acesso fácil por parte das entidades externas.

O documento assinado por Martinho Oliveira e por Rui Silva, diretor do DEMaC, compromete ainda as duas unidades orgânicas da UA a criarem um grupo de acompanhamento para identificar e incrementar formas de cooperação nas áreas do ensino, investigação e transferência de conhecimento, nomeadamente junto do público das empresas da região e do ensino secundário.

imprimir
tags
outras notícias