conteúdos
links
tags
Distinções
Prémio para a melhor comunicação oral para jovens investigadores
Estudante do Programa Doutoral em Matemática Aplicada distinguida em Encontro Luso-Galaico de Biometria
Ana Helena Tavares (ao centro), estudante do Programa Doutoral em Matemática Aplicada da UA
Ana Helena Tavares, estudante do Programa Doutoral em Matemática Aplicada da Universidade de Aveiro (UA), foi a autora da melhor comunicação oral para jovens cientistas no III Encontro Luso-Galaico de Biometria, realizado em Aveiro, entre 28 e 30 de junho. A estudante da UA, que é membro do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), foi premiada com a comunicação “Deteção de grupos de observações atípicas: uma aplicação em dados genómicos”.

Para além do respetivo certificado, Ana Helena Tavares recebeu um prémio no valor de 500 euros, uma cortesia da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) e da Sociedade Galega para a Promoción da Estatística e da Investigación de Operacións (SGAPEIO).

O trabalho apresentado foi efetuado no Departamento de Matemática (DMat) e enquadra-se no seu trabalho de doutoramento em curso sob o tema “Analysis of inter genomic word distance distributions”, orientado pelas professoras Vera Afreixo do DMat e Paula Brito da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

O projeto de doutoramento incide sobre o estudo de sequências genómicas, usando distribuições de distâncias entre palavras. Um dos principais tópicos de pesquisa é o estabelecimento de procedimentos que capturem grupos de distribuições com comportamentos semelhantes e, em particular, a identificação de padrões que se diferenciem dos comportamentos usuais (grupos atípicos).  O desenvolvimento deste projeto de investigação tem o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

imprimir
tags
outras notícias