conteúdos
links
tags
Distinções
Chip mais pequeno, leve e eficiente, sem fonte de energia própria
Alunos de doutoramento do DETI vencem Prémio no IMS2018 Student Design Competition
Marina Jordão, Daniel Belo, Felisberto Pereira e Ricardo Correia foram distinguidos em Philadelphia
Com um circuito mais pequeno, mais leve e eficiente, que recebe e reemite sinal, sem fonte de energia própria, quatro alunos de doutoramento do Instituto de Telecomunicações de Aveiro (IT-Aveiro)/Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) venceram o Prémio IMS2018 Student Design Competition. Os quatro doutorandos da Universidade de Aveiro (UA) vieram do encontro científico em Philadelphia, EUA, com um cheque no valor de mil dólares e a possibilidade de publicarem no prestigiado IEEE Microwave Magazine.

Daniel Belo, Felisberto Pereira, Marina Jordão e Ricardo Correia, alunos do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica, têm vindo a desenvolver o seu trabalho no Grupo de Sistemas de Rádio, do IT-Aveiro, sob orientação de Nuno Borges de Carvalho, também professor do DETI.

No âmbito dos seus trabalhos de doutoramento e das pesquisas do Grupo, desenvolveram um chip com cerca de 1 centímetro quadrado, testaram-no e levaram-no ao Simpósio Internacional sobre Micro-ondas (IMS) que decorreu em Philadelphia, de 10 a 15 de junho de 2018.

descrição para leitores de ecrã
Chip vencedor criado pelos estudantes da UA.

Embora, explicam os premiados, a tecnologia não seja nova, as caraterísticas do dispositivo criado, de acordo com os critérios exigidos na competição, significam um avanço que foi reconhecido neste encontro internacional.

Entre as múltiplas aplicações que se poderão imaginar para um dispositivo com estas caraterísticas, uma das mais evidentes é a aplicação em relógios de pulso.

imprimir
tags