conteúdos
links
tags
Distinções
Menção honrosa no Prémio do Colégio de Engenharia Civil 2018
Aluno de Engenharia Civil distinguido pela Ordem dos Engenheiros
Pedro Narra, aluno de doutoramento do DECivil da UA
A Ordem dos Engenheiros distinguiu Pedro Narra, aluno de doutoramento do DECivil da UA, com uma menção honrosa, no âmbito do Prémio do Colégio de Engenharia Civil 2018. O trabalho distinguido apresenta uma ferramenta de auxílio à gestão costeira que analisa o risco costeiro e otimiza intervenções de defesa costeira.

O prémio visava distinguir trabalhos académicos/profissionais na área da Engenharia Civil e em particular da transformação digital, no Projeto e na Construção. 

O trabalho de Pedro Narra apresenta uma “Ferramenta de auxílio à gestão costeira: análise do risco costeiro e otimização de intervenções de defesa costeira”. Este trabalho apresentou o desenvolvimento de uma ferramenta numérica de análise do risco costeiro e de soluções de intervenção de defesa costeira, capaz de auxiliar as entidades responsáveis pela gestão do litoral na identificação das zonas de maior risco costeiro e procura de soluções otimizadas, ajudando à tomada de decisões fundamentadas. Foi objetivo que a ferramenta numérica reunisse a capacidade de, numa primeira fase, avaliar o risco costeiro associado a uma determinada extensão do litoral e posteriormente, tendo em conta o local específico de intervenção, avaliar o impacto da evolução da linha de costa, dimensionar intervenções de defesa costeira e quantificar custos e benefícios, constituindo, desta forma, quatro módulos distintos que se interligam entre si.

O prémio foi atribuído no âmbito do Encontra Nacional do Colégio de Engenharia Civil intitulado “O Futuro da Engenharia Civil - Novos Desafios para a Construção e para a Engenharia Civil”, realizado na passada sexta-feira, 22 de junho, na Universidade de Aveiro. Nesta primeira edição, o primeiro prémio não foi atribuído.

 

imprimir
tags
outras notícias