conteúdos
links
tags
Distinções
Competição decorreu no Canadá
Equipas da UA brilham no RoboCup 2018
A CAMBADA no RoboCup 2018
O Campeonato Mundial de Futebol Robótico (RoboCup 2018) decorreu entre 16 e 22 de Junho em Montreal, Canadá. Esta competição divide-se em várias ligas de Futebol Robótico: Robôs Médios, Robôs Pequenos, Simulação (3D e 2D) e Humanóides. A Universidade de Aveiro (UA) esteve representada através da equipa CAMBADA (Liga dos Robôs Médios – MSL) e da equipa FC Portugal (Liga de Simulação 3D – Sim3D), em associação com a Universidade do Porto.

Os resultados da participação da UA são excelentes, tendo a equipa CAMBADA obtido o 2º lugar na liga MSL e a equipa FC Portugal alcançado o 3º lugar da liga Sim3D nas competições principais, em que são realizados torneios de futebol robótico. Há ainda a destacar o 2º lugar da equipa CAMBADA no Scientific Challenge da MSL e o 2º lugar da equipa FC Portugal no Scientific Challenge da Sim3D.

A equipa de futebol robótico da liga dos robôs médios (MSL) CAMBADA, projeto da UA, conseguiu o segundo lugar da competição, após um torneio disputado num campo com 24x14 metros, em duas partes de 15 minutos, com 5 robôs de cada equipa. Um torneio extremamente competitivo, interessante e emotivo, onde grupos de investigação de vários países apresentaram robôs completamente autónomos, com evoluções de grande qualidade técnica e científica, que permitiram, ao público presente e a todos os que assistiram aos jogos via web, reconhecer semelhanças entre o jogo robótico e um verdadeiro jogo de futebol.

O resultado obtido mostra que a UA está na vanguarda da área de investigação em robótica móvel autónoma multi-agente. Este ano apresentaram-se na competição equipas de grande qualidade, a qual foi demonstrada através de jogos com muita tática e interesse. A equipa CAMBADA qualificou-se com facilidade para as meias-finais, tendo obtido o segundo lugar num grupo com várias voltas, o qual terminou com nove vitórias, um empate e duas derrotas, para além de 61 golos marcados e apenas 16 sofridos.

Nesta fase, a equipa CAMBADA conseguiu vencer pelo menos um jogo a todas as equipas participantes. Na semi-final defrontou a equipa Water (China, campeões mundiais em 2017). O jogo, extremamente disputado, terminou com 0-0, que se manteve após o prolongamento. Nos penalties a equipa CAMBADA defendeu dois remates e apurou-se para a final. Na final, a equipa CAMBADA defrontou a equipa TechUnited (Holanda, vice-campeões do mundo em 2017), o jogo terminou com a vitória dos TechUnited por 1-0, mas com muito mais remates da CAMBADA à baliza do adversário, tendo o guarda-redes dos Tech United sido reconhecido unanimemente como o jogador mais influente. O pódio da MSL foi o seguinte: 1º TechUnited (Holanda), 2º CAMBADA (Portugal), 3º Water (China).

A equipa FC Portugal (projeto conjunto das Universidades de Aveiro e do Porto) alcançou o 3º lugar na liga Simulação 3D. Nesta liga os jogos são disputados entre duas equipas compostas por 11 robôs humanóides simulados. A equipa FC Portugal usa as competições de futebol robótico do RoboCup para desenvolver investigação em coordenação de equipas de robôs e na aplicação de técnicas de aprendizagem automática e optimização para o desenvolvimento de comportamentos individuais e coletivos de robôs humanoides.

Depois de uma fase de grupos disputada, a equipa FC Portugal perdeu as meias-finais para a equipa magmaOffenburg (Alemanha) por 1-0. No Jogo para o terceiro lugar venceu a equipa BahiaRT (Brasil) por 4-0. O pódio da  Sim3D foi o seguinte: 1º UT AustinVilla (EUA), 2º magmaOffenburg (Alemanha), 3º FC Portugal (Portugal).

Resumo do Jogo da Final: https://youtu.be/ZcQzM7CNLfA

Facebook CAMBADA: https://www.facebook.com/cambadamsl

Resultados da Liga de Simulação 3D em:https://docs.google.com/document/d/1t8dLwOqppPwMuDfh4ptlqsw6GbfIkM5m7m45hQj47p8/edit?usp=sharing

Ver alguns jogos em: http://archive.robocup.info/Soccer/Simulation/3D/replays/RoboCup/2018/

imprimir
tags
outras notícias