Ao todo foram 94 trabalhos submetidos ao concurso anual sobre responsabilidade social, de nove entidades de ensino superior nacionais. De referir que só da Universidade de Aveiro foram 54 trabalhos submetidos a concurso, mais de metade do total.
Houve cinco trabalhos premiados, prémios esses que incluem um estágio de verão, a oferta de um livro de Shari Arison sobre "O modelo fazer bem – Os 13 valores que mudarão o mundo dos negócios" – assim como um certificado de vencedor para cada participante. Os cinco trabalhos fizeram ainda um pitch sobre o seu trabalho na cerimónia de entrega de prémios, que teve lugar em Leça do Balio, no Super Bock Group, após uma visita às instalações. João Queiroz, Diretor-Geral do Ensino Superior em Portugal, presidiu o Júri.
Mafalda Brito, Anna Moskalenko, Inês Silva e Juliana Gonçalves, alunos do Mestrado em Gestão, arrecadaram o 3º lugar com o trabalho “Um projeto para criar uma máquina inteligente de recolha de cápsulas de café usadas”, desenvolvido sob orientação de Manuel Au-Yong Oliveira, docente do DEGEIT.
O trabalho vencedor foi um projeto do aluno Paulo Maranhão de Faria, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, sobre a orientação de invisuais (sistema de auxílio e de melhoramento da sua mobilidade). Em segundo lugar ficou um trabalho do Instituto Superior Técnico (sobre saneamento básico feminino na Índia). O outro trabalho em 3º lugar foi igualmente do Instituto Superior Técnico e foi sobre um plantador manual de arroz (mercado-alvo bottom-end).
Formar alunos socialmente responsáveis é um dos objetivos do Diretor do DEGEIT, Carlos Costa. Esta participação enquadra-se nessa aposta que o Departamento tem vindo a fazer nesta área da responsabilidade social. Este objetivo está em sintonia com o objetivo do GRACE que, segundo o Vice-Presidente do GRACE, Luís Roberto, pretende que os alunos presentes na cerimónia “Sejam diferentes quando chegarem às empresas!”.