conteúdos
links
tags
Publicações
Para venda na Biblioteca Municipal de Estarreja e na Livraria da UA
Guia da flora do Baixo Vouga Lagunar: um sonho concretizado
Guia do Baixo Vouga Lagunar - imagem de capa de Lísia Lopes
Um “sonho há muito desejado” que agora se transpõe para o formato impresso e em livro. Uma “necessidade que se impunha há vários anos, nomeadamente a partir da criação, pela Câmara Municipal de Estarreja, do conceituado Projeto BioRia”. O Guia da Flora do Baixo Vouga Lagunar (BVL) está, finalmente, em livro, afirmava Rosa Pinho, responsável pelo Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) e uma das autoras, durante a apresentação da publicação.

Assim, os visitantes dos percursos do BioRia já dispõe de um suporte informativo sobre as plantas que encontram ao longo das suas caminhadas e que caracterizam os habitats naturais deste valioso ecossistema, também considerado um laboratório vivo da Universidade de Aveiro, tal o número de estudos de flora e fauna feitos sobretudo nos últimos 30 anos.

A obra é da autoria dos biólogos da UA: Rosa Pinho, Lísia Lopes, Paula Maia e Rafael Marques. A apresentação do guia coube ao biólogo do Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (IDAD), Fernando Leão, profundo conhecedor da fauna e do BVL. Os autores agradeceram à Câmara Municipal de Estarreja por ter dado o suporte financeiro e logístico para a concretização deste sonho. O prefácio é assinado pelo então, no momento do lançamento da obra, Reitor da UA, Manuel António Assunção.

O guia possui um elenco de 276 plantas descritas, das cerca de 470 que integram a lista elaborada pela equipa do herbário nestes 30 anos, sendo profusamente ilustrado com cerca de 550 imagens.

Em dois anos, a equipa, com algumas variações na sua constituição, foi responsável por quatro guias. Para além dos autores já referidos, inclui-se neste grupo ainda: Paula Maia, João Ezequiel, Sónia Guerra, Rafael Marques, Lúcia Pombo, Margarida Marques e e Zé Loureiro.

O Guia do Baixo Vouga Lagunar está disponível para venda na Biblioteca Municipal de Estarreja e na Livraria da UA.

imprimir