conteúdos
links
tags
Campus
Gala agendada para dia 29 de junho
AAUAv comemora 40 anos de vida académica na prática
AAUAv comemora 40 anos de vida académica na prática
A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) comemora este ano 40 anos de existência, com um programa de atividades que se estende até junho do próximo ano. Um dos pontos altos é a Gala AAUAv, que se realiza no dia 29 de junho, às 20h00, no Auditório Renato Araújo, no Edifício Central e da Reitoria. Para além do Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, e do Presidente da AAUAv, Xavier Vieira, marcam presença na cerimónia Manuel António Assunção, Antigo Reitor da UA, Carlos Manuel Pereira, do Instituto Português do Desporto e Juventude, e José Ribau Esteves, da Câmara Municipal de Aveiro. A apresentação está a cargo de Teresa Queirós e de Guilherme Duarte.

Teresa Queirós é formada em teatro pela Academia Contemporânea do Espectáculo e eterna enamorada pelas artes. Finalista do programa Ídolos, na SIC, Teresa tem uma voz poderosa, o que lhe tem permitido dar voz a várias personagens de animação e pisado os palcos em musicais como “O Quebra Nozes no Gelo” e “Zorro”. A multifacetada artista ambiciona conseguir conciliar as suas duas paixões: a música e a interpretação.

Guilherme Duarte é o autor de um dos blogs mais famosos de Portugal, que já ultrapassou as 30 milhões de visualizações, tendo vencido, em 2016, o prémio de "Blog do Ano". Conta com mais de 300 mil seguidores no Facebook e é criador do blog Por Falar Noutra Coisa. "Faço stand up comedy. Faço vídeos e sketches. Tenho uma série na SIC Radical. Faço um podcast. Faço crónicas para o SAPO 24. Faço o jantar e lavo a loiça enquanto a minha namorada vê a novela."

Para Xavier Vieira, Presidente da Direção da Associação Académica da UA, estes 40 anos de existência são "40 anos de irreverência, lutas e conquistas pelos interesses dos estudantes. São 40 anos de gerações que estão a contribuir para o progresso do nosso País. A vida associativa constrói melhores cidadãos e profissionais capazes de enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança."

O programa de comemorações foi pensado com o intuito de criar um ano inesquecível, salientando o desejo constante de mudança que sempre sustentou a construção de um projeto desta dimensão e que tem permitido construir e desenvolver uma Instituição à imagem da sua Academia. "É tempo de recordar, com orgulho, o percurso traçado, encarar o presente com determinação e acima de tudo pautar a irreverência quando vislumbramos o futuro".

Para comemorar "40 anos de ações. 40 anos de mudança. 40 anos de Vida Académica na Prática", serão realizadas quatro sessões de debate com pensadores da sociedade portuguesa e elaborado um documentário sobre o percurso da Associação. O GrETUA está a preparar uma peça para a comunidade estudantil a exibir em abril de 2019, estando também em preparação um estudo socioeconómico do impacto dos estudantes na Cidade de Aveiro. A AAUAv prevê, ainda, criar uma aplicação mobile que congregue todas as plataformas a que os estudantes têm acesso na academia, criar um mural no Solar Académico para a cidade e um hino da academia aveirense.

Todas as ações promovidas podem ser acompanhadas na página do facebook do evento.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias