conteúdos
links
tags
Investigação
Mobilidade decorreu de 21 a 25 de Maio de 2018
UA recebeu estudantes internacionais para semana de actividades sobre Empreendedorismo e Inovação Social
UA recebeu estudantes internacionais para semana de actividades sobre Empreendedorismo e Inovação Social
No passado mês de Maio a Universidade de Aveiro recebeu 25 estudantes provenientes da Glasgow Caledonian University e da Dublin City University (Escócia e Irlanda). Este intercâmbio decorreu no âmbito do projecto europeu Strategy for Change, do qual a UA faz parte, e contou com a participação de docentes e investigadores dos departamentos de Comunicação e Arte (DeCA), de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) e de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT).

Esta foi a última mobilidade de estudantes integrada neste projecto Erasmus+ iniciado em 2015. Estas deslocações tiveram como objetivo preparar os alunos para o empreendedorismo e inovação social, promovendo as suas competências transversais, estimulando uma cidadania ativa através do desenvolvimento de propostas em grupo e com contributos de diferentes áreas científicas.

A sessão de abertura e recepção dos participantes, que decorreu no dia 21 de Maio na Design Factory Aveiro, no PCI - Creative Science Park, contou com a presença da Pró-Reitora Sandra Soares e dos docentes do DeCA envolvidos nesta actividade: Teresa Franqueira, Gonçalo Gomes e Álvaro Sousa. Na ocasião foi relevada a importância do intercâmbio institucional e internacional para a formação dos estudantes do ensino superior e para melhores desempenhos do corpo docente.

Nas sessões de trabalho coordenadas pelos docentes de Design do DeCA, e que tiveram como tema a “Colaboração entre comunidades locais, migrantes e refugiados: capacitação, inovação social e empreendedorismo”, foi dado o mote para a reflexão e discussão sobre as atuais correntes migratórias nos países origem dos participantes, assim como o papel que os migrantes têm nas sociedades nas quais se inseriram. Posteriormente foram analisadas as consequências da presença dos migrantes nos países de acolhimento e de que forma também integram a cultura nacional. Após esta reflexão e análise o workshop promoveu o desenvolvimento de projectos que promovessem a integração dos migrantes, tendo por base o contributo da sua cultura e da sua experiência no desenvolvimento de empreendedorismo local.

Os participantes tiveram ainda a possibilidade de integrar uma aula de Design para a Inovação Social no DeCA, onde colaboraram com os estudantes dos Mestrados em Design e Engenharia e Design de Produto nos projectos que estão a desenvolver.

O envolvimento do DCSPT aconteceu através da participação do docente José Carlos Mota, com uma sessão que procurou mostrar aos estudantes a história da cidade de Aveiro e da UA, bem como apresentar a sua capacidade de intervenção comunitária. Durante esta sessão foi ainda possível explorar a área urbana antiga da cidade e apresentar exemplos práticos de iniciativas de participação e de iniciativas comunitárias de requalificação e intervenção cultural e urbana. Com um momento de reflexão sobre o atual estado da cidade, foi possível obter conclusões sobre o papel dos não residentes estrangeiros na projecção de possíveis cenários futuros para a cidade.

O DEGEIT, com a colaboração das docentes Marlene Amorim e Marta Ferreira Dias e juntamente com a equipa da Network of Research on Economics Management and Social Innovation (REMSI), dinamizou um workshop onde foram trabalhadas as competências transversais, mais especificamente as pessoais, colaborativas e transformacionais através de diferentes dinâmicas e sessões de Role Playing. Os participantes preencheram também um questionário sobre as competências em estudo e receberam feedback sobre a performance coletiva do grupo face a essas mesmas competências.

Os investigadores do projecto Strategy for Change na UA destacaram a dinâmica do grupo e as propostas que surgiram no decorrer desta semana de actividades, demonstradoras do potencial da formação para o empreendedorismo e inovação social, que o projecto preconiza.

Mais informações sobre o projecto Strategy for Change:

http://strategy4change.eu/institutional/

https://www.facebook.com/strategy4change/

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias