conteúdos
links
tags
Campus
Dia 25 de junho
Carlos Borrego jubila-se e UA presta-lhe homenagem
Carlos Borrego fala dos 40 anos do DAO
No dia 25 de junho, às 14h30, realiza-se a cerimónia de jubilação de Carlos Borrego, professor do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da UA. A sessão, a decorrer no anfiteatro deste Departamento, pretende ser um momento especial de comemoração do seu percurso profissional, integrando um elogio, uma lição, a oferta de um livro, uma homenagem, com a atribuição da designação de Anfiteatro Carlos Borrego ao anfiteatro do DAO, e a inauguração da exposição fotográfica “Percursos e ambiente".

Todos os interessados em participar neste momento especial de comemoração do seu percurso profissional, tendo em consideração o seu indubitável contributo para o desenvolvimento sustentável da sociedade, não só em Portugal, mas também a nível internacional, bem como para a formação e para o avanço do conhecimento na área do ambiente, deve confirmar a sua presença até ao dia 18 de maio, em https://goo.gl/forms/vfOSuqYmLeHvyFLn1.

Programa

14h30: Elogio

15h30: Lição

16h30: Oferta “Livro Testemunhos”

17h00: Descerramento da Placa “Anfiteatro Carlos Borrego”

17h15: Exposição fotográfica “Percursos e ambiente"

Carlos Borrego é Professor Catedrático de Engenharia do Ambiente na Universidade de Aveiro. Há mais de 40 anos que trabalha no domínio do ambiente, tendo vindo a representar Portugal em várias organizações científicas internacionais, normalmente nas comissões de investigação ou avaliação (EC, NATO, ESF…), bem como em painéis nacionais de estratégia ou de avaliação. Foi Ministro do Ambiente e Recursos Naturais (1991 to 1994), Vice-Reitor da Universidade de Aveiro (1998-2002) e Presidente do Conselho Directivo do Departamento de Ambiente e Ordenamento (2004-2011), do qual é actualmente Director. É também Director da European Association for the Science of Air Pollution-EURASAP. Coordena desde 1982 o GEMAC-Grupo de investigação em Emissões, Modelação e Alterações Climáticas, estando envolvido em mais de 70 Projectos Europeuse Nacionais. No âmbito do trabalho de investigação realizou cerca de 800 publicações científicas (156 com revisão inter-pares e foi editor ou co-editor de 26 livros) em avaliação de impacto ambiental, modelação da qualidade do ar e gestão da qualidade do ar, desenvolvimento de bases de dados de emissões atmosféricas, simulação de escoamentos e dispersão de poluentes em túnel de vento, modelação numérica do escoamento e da dispersão em torno de edifícios, modelação da exposição humana aos poluentes atmosféricos e efeitos na saúde. Como Director (desde 1994) do IDAD-Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, a unidade de interface da Universidade de Aveiro e do CESAM para a cooperação com a Sociedade, desenvolve as actividades de profissionais de consultadoria e projecto.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias