conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 4 de Julho de 2018
Bolsa de Investigação para mestres em Química, Física, Ciência de Materiais ou áreas afins
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa para mestre no âmbito do projeto “De matérias primas baratas para novos materiais vitreos luminescentes” (PTDC/QEQ-QIN/3007/2014), com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e, quando aplicável, cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020.

Área Científica: Química

Requisitos de admissão: Os destinatários da bolsa deverão ser titulares do grau de Mestre nas áreas de Química, Física, Ciência de Materiais ou áreas afins. Experiência anterior em ressonância magnética nuclear (RMN) no estado sólido será valorizada.

Plano de trabalhos: O principal objetivo deste projeto de investigação e´ desenvolver novos materiais de vidro para conversa~o de luz UV em luz visi´vel ou NIR com rendimentos quânticos próximos da unidade. A equipa irá otimizar a síntese de vidros fotoluminescentes (Si-Al-B) baseados em nanopartículas de Pb e materiais zeolíticos fotoluminescentes com base em clusters de calcogénios. O candidato selecionado irá trabalhar na caracterização física dos materiais fotoluminescentes sintetizados, através da utilização das técnicas de microscopia eletrónica de varrimento e ressonância magnética nuclear de estado sólido.

RMN de sólidos será aplicada no estudo do ambiente local e modo de coordenação de vários núcleos. Para a caracterização dos vidros fotoluminescentes e zeólitos, os núcleos-chave são 27Al, 11B, 23Na e 29Si.

O candidato selecionado deverá recolher analisar e organizar todos os dados experimentais relevantes para caracterização física completa de todos os materiais sintetizados.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Química, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor João Rocha e Doutora Mariana Sardo.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em julho de 2018.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente. O bolseiro usufruirá de um seguro-de-acidentes-pessoais e, caso não se encontre abrangido por qualquer regime de proteção social, pode assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social.

Métodos de selecção: a) classificação e adequação da formação académica (40%); 2) experiência de investigação numa área relacionada com o plano de trabalhos (40 a 60%); c) resultado de possível entrevista aos 3 melhores candidatos, caso se considere relevante (valoração 0 ou 20%). Os membros do júri reservam a opção de não preencher a vaga no caso de nenhum candidato preencher os requisitos de admissão.

Composição do Júri de Selecção: Professor João Rocha (Presidente do Júri), Dra. Marta Ferro, Doutora Mariana Sardo.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada afixada em local visível e público do Complexo de Laboratórios Tecnológicos, sendo o candidato aprovado notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 21 de junho a 4 de julho de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: i) Curriculum Vitae datado e assinado, incluindo uma descrição de atividades e projetos anteriores; ii) cópia do documento de identificação e iii) cópia de certificados de habilitações.

As candidaturas deverão ser enviadas por email para msardo@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias