conteúdos
links
tags
Bolsas
Bolsa de Investigação para Mestre
Bolsa no âmbito de investigação e colaboração na recolha, sistematização e análise de informação sobre qualificação para a empregabilidade
Estão abertas candidaturas para um lugar de Bolseiro de Investigação para o desenvolvimento de trabalhos no âmbito de investigação e colaboração na recolha, sistematização e análise de informação sobre qualificação para a empregabilidade, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de competências transversais no âmbito de projetos de inovação e qualificação empresarial de impacto social em desenvolvimento na Universidade de Aveiro.

A bolsa terá por finalidade a colaboração no trabalho de recolha e sistematização e análise de informação sobre experiências de implementação de projetos de inovação e qualificação junto de empresas e atores ligados à inovação social. Incluirá ainda a colaboração em trabalho de redação e publicação de resultados em meios académicos e outros meios de disseminação habituais.

O início do exercício de funções terá lugar a partir de julho de 2018.

A bolsa terá a duração de 6 meses com possibilidade de prorrogação.

Os destinatários da bolsa deverão deter os seguintes requisitos:

  • No mínimo Mestrado numa das seguintes áreas: Engenharia e Gestão Industrial, Gestão, Economia, ou outras Ciências Sociais afins.
  • Excelente domínio da língua inglesa falada e escrita, demonstrando capacidade de participar e conduzir reuniões de trabalho em língua inglesa, quer em meios presenciais, quer suportados por tecnologia.
  • Experiência na realização de trabalhos de investigação nas temáticas mencionadas, demonstrando, em particular, competências na recolha e gestão e análise de informação e na redação clara em língua inglesa. A experiência na realização de entrevistas será um fator preferencial, bem como conhecimentos sobre análise de redes.
  • Conhecimentos sólidos de informática ao nível do utilizador, e em particular familiaridade e experiência na utilização de software de análise de dados e ferramentas colaborativas.
  • Capacidade de escrita de trabalhos académicos conducentes a comunicações e publicações científicas.
  • Boa capacidade de organização, gestão do tempo, comunicação e gestão de relações interpessoais.
  • Capacidade e iniciativa na monitorização e identificação de fontes de informação e eventos relevantes para a recolha e disseminação de informação pertinente para os trabalhos a desenvolver.

Os objetivos a atingir pelo bolseiro serão os seguintes:

  • Efetuar trabalho de recolha e análise de informação acerca da temática de desenvolvimento de competências transversais, incluindo a condução de entrevistas sobre experiências de implementação e gestão junto de organizações promotoras de projetos de inovação social;
  • Efetuar trabalho de recolha e análise de informação acerca das áreas de conhecimento e das dinâmicas de investigação na Universidade de Aveiro pertinentes para o desenvolvimento de ações de formação;
  • Efetuar trabalho de análise e sistematização da literatura em desenvolvimento de competências transversais;
  • Efetuar trabalho de apoio à escrita de comunicações e publicações académicas;
  • Efetuar trabalho de revisão e edição de documentos produzidos em língua portuguesa e inglesa.

O montante da bolsa é de 980€/mês para detentores de grau de Mestrado.

A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os critérios de avaliação das candidaturas e respetivas valorações serão:

- Avaliação curricular:

Curriculum Vitae (50%)

Experiência na realização de trabalho de investigação (50%)

- Entrevista a realizar aos 3 melhores candidatos avaliados nos critérios anteriores.

Na avaliação final serão consideradas as seguintes ponderações: Avaliação curricular (50%), Entrevista (50%).

O júri responsável pela seleção será constituído por:

Professora Doutora Marta Alexandra da Costa Ferreira Dias, Professora no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (Presidente);

Professora Doutora Marlene Paula Castro Amorim, Professora no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo;

Professora Doutora Mara Teresa da Silva Madaleno, Professora no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo.

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Área de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura (caso não tenham acesso, este formulário poderá ser solicitado para o e-mail sonia.fidalgo@ua.pt);

- Curriculum Vitae detalhado, com discriminação das classificações obtidas nas disciplinas do respetivo curso e classificação final;

- Cópia do certificado de habilitações;

- Carta de motivação referindo o título do projeto.

O prazo de receção das candidaturas será de 07 a 20 de junho de 2018.

A atribuição de bolsa tem por base o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio e o Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para o e-mail sonia.fidalgo@ua.pt, ao cuidado da Dr.ª Sónia Fidalgo, enviando uma carta de candidatura dirigida à Sra. Professora Doutora Marta Alexandra da Costa Ferreira Dias, acompanhada dos documentos referidos anteriormente.

As candidaturas serão avaliadas tendo em conta os critérios de seleção enunciados. Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por ordem de seriação dos candidatos e afixada em local visível e público no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) selecionado(a) notificado(a) através de correio eletrónico, bem como os restantes candidatos.

Sobre o projeto, contactar: mfdias@ua.pt

Sobre o estatuto de bolseiro, contactar: http://www.ua.pt/drh

imprimir