conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 6 de junho, às 17h30
À conversa com Paula Franco no ISCA-UA
Paula Franco, Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados
No âmbito da iniciativa intitulada “À conversa com… no ISCA-UA”, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro organiza mais uma sessão que contará com a participação de Paula Franco, Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, e terá encontro marcado no dia 6 de junho, quarta-feira, às 17h30, no Auditório Joaquim José da Cunha, do ISCA-UA. O evento é gratuito, mas os interessados deverão inscrever-se em www.ua.pt/isca/.

Paula Franco tomou posse no passado dia 3 de março deste ano, depois de um processo eleitoral muito disputado. No discurso de tomada de posse, a nova Bastonária enfatizou o trabalho desenvolvido nos últimos 20 anos, realçando que está na hora de “iniciar um novo ciclo”, numa etapa que “reflete uma forte mudança geracional” e que “pretende trazer para a ordem, renovação”. Neste seguimento, apresentou-se com um “forte sentimento de gratidão, humildade e sentido de serviço público”, disponibilizando-se para, em conjunto com a sua equipa, “estar presente nos momentos de afirmação e sucesso de cada um dos profissionais, mas principalmente nos momentos difíceis”.

Destacando a necessidade de “alterar o presente paradigma” e a necessidade de os novos órgãos sociais de focarem “em novas frentes”, não deixou de afirmar que “as dificuldades estruturais da profissão estão identificadas: condições de trabalho precárias, avenças baixas, instabilidade e insegurança na legislação fiscal e contabilística, concorrência desleal, necessidade de formação permanente “.

Desta forma, pretende impulsionar a “revolução digital e conceção de novos instrumentos para o exercício da profissão”, trabalhar em “estreita colaboração com o poder político, tecido empresarial e sociedade civil”, reforçar a reputação do Contabilista Certificado, “sinónimo de confiança, qualidade e rigor” e estimular a “discussão e investigação académica”, rumo ao grande objetivo final: “que o profissional seja reputado, respeitado, devidamente remunerado pelas suas funções e responsabilidades, que a profissão seja atraente para os jovens talentos que frequentam as nossas academias, que tenhamos qualidade de vida” porque, para si e para a sua equipa, “todos contam”.

Paula Franco tem 48 anos, é natural e residente em Lisboa. Possui uma especialização em fiscalidade pelo ISCTE, é Contabilista Certificada (n.º 52276), consultora fiscal, formadora e foi colaboradora do departamento técnico e posteriormente assessora dos dois últimos bastonários da OCC. É autora de pareceres técnicos, de diversos artigos publicados na comunicação social e interlocutora em sessões de esclarecimento e seminários sobre fiscalidade e contabilidade.

Segundo a Diretora do ISCA-UA, Elisabete Vieira, "este tipo de iniciativas é fundamental para criarmos pontes entre o ISCA-UA e o meio envolvente, já que permite acolher individualidades dos mais diversos campos profissionais, permitindo conversas acerca de temas da atualidade e de especial relevo para os estudantes dos vários cursos aqui ministrados".

A participação no evento confere direito a certificado de presença.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias