conteúdos
links
tags
Campus
Projeto envolve a participação do DEGEIT
Students4Change capacita professores e alunos para a inovação social e o empreendedorismo social na academia
Students4Change capacita professores e alunos para a inovação social e o empreendedorismo social na academia
O Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da UA (DEGEIT) tem vindo a participar, como parceiro do projeto Europeu Erasmus+ Students4Change, na capacitação de professores e alunos para o desenvolvimento de competências para a inovação social e o empreendedorismo social na academia.

Liderado pelo Instituto Tecnológico de Monterrey, no México, o projeto Europeu Erasmus+ Students4Change tem como base a implementação das metodologias de inovação e empreendedorismo social nos cursos de dez universidades Latino Americanas, em cinco países (Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile e México).

No âmbito do Work Package 2.4.  Development of Teacher´s Training Course, liderado pelas Universidades de Aveiro (UA) e Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (PUCV), no Chile, foi desenvolvido o Curso de Capacitación de Profesores (CCP), numa colaboração com todos os outros parceiros.

O curso está dividido em dois módulos, online e presencial, com um total de 45 horas, 33 horas online e 12 horas presenciais. Durante dois meses de curso semipresencial mais de 50 professores das universidades Latino Americanas participam na capacitação para a inserção nos syllabus que lecionam de metodologias, competências e ferramentas para a inovação e empreendedorismo social, desenvolvidas no âmbito do projeto Students4Change. A implementação destas metodologias inovadoras nos currículos académicos contribui para o potencial das universidades em criar sistemas de atuação direta com as suas regiões, na criação de soluções para problemas sociais, com parcerias entre professores e alunos.

O CCP está a ser apresentado semanalmente em formato de Webinar. A capacitação dos professores para a inovação social e o empreendedorismo social terá impacto direto em cursos de graduação e pós-graduação. Como critério de avaliação do Curso de Capacitación, destacam-se dois momentos fundamentais, a participação ativa nas sessões online e a participação no módulo presencial a ser realizado em julho de 2018 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, Brasil.  

O encontro presencial marca o encerramento do CCP, a formulação de um syllabus com base na formação recebida no curso online e o início do Programa Piloto que será a implementação das metodologias inovadoras nos cursos académicos no segundo semestre de 2018 nas universidades Latino Americanas. O Encontro de Porto Alegre conta com a dinamização de workshops sobre Criatividade organizado pela Universidade de Grenoble-Alpes (França), workshops sobre a Caixa de Ferramentas desenvolvida no projeto e dinamizado pela Universidade do País Vasco (Espanha), bem como por outras instituições como Ashoka-U, Chile e outros parceiros.

Entre atividades práticas e teóricas os professores terão a oportunidade de ampliar seus horizontes sobre a aprendizagem ativa. Ao combinar na prática da sala de aula o contexto dos alunos, a realidade social circundante e a perspetiva académica, contribui-se assim para o desenvolvimento de novas ideias e para o avanço na aprendizagem na educação superior. Assim, as competências e ferramentas desenvolvidas neste projeto serão aplicadas na prática, sendo, por isso, meios de incentivo a professores e alunos para a criação de iniciativas de inovação social em rede na América Latina.

imprimir
tags
outras notícias