conteúdos
links
tags
Publicações
Sessão a 30 de maio no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa
Lançamento do livro Música Católica em Macau
Edição de Música Católica em Macau foi traduzida por Shao Ling
Uma parceria internacional entre o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, as Edições Colibri e o Instituto Cultural do Governo da RAE de Macau, tornou possível a edição portuguesa de “Música Católica em Macau no Século XX: Os compositores e as suas obras vocais num contexto histórico único”. Trata-se de uma publicação conjunta e pioneira na área da música, entre a China e Portugal. A obra será apresentada numa sessão a 30 de maio de 2018, pelas 18h30, no Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), em Lisboa.

Como um exemplo representativo de tolerância e interação entre as culturas e as civilizações de países como a China e Portugal, a publicação deste livro espera despertar a atenção e a consideração da comunidade académica sobre o valor da música católica, visto que, este género musical não só marca um sincretismo cultural em Macau, como constitui também uma das principais origens de disseminação do conhecimento da música ocidental na China.

Através de uma visão académica abrangente, profunda e única, o autor, professor e musicólogo Dai Dingcheng, mostra aos leitores um aspeto geral da música católica em Macau no século XX. Simultaneamente, expõe os detalhes desta cultura musical, com as suas criações composicionais e os seus ângulos estéticos.

A tradução é assinada por Shao Ling, professora do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e diretora adjunta do curso de mestrado em Ensino de Música.

Sobre o autor

Dai Dingcheng, doutorado em teoria de composição, é professor de Musicologia da Escola de Artes no Instituto Politécnico de Macau (MPI). A sua investigação abrange desde a polifonia europeia, entre os séculos IX e XVI, até à música contemporânea. Desde que chegou a Macau em 2003, Dai tem estado envolvido em projetos relacionados com a musicologia urbana. É membro do Conselho Cultural do Comité de Macau S.A.R. (desde 2013), membro do Comité da Sociedade de Etnomusicologia da Ásia Pacifica, Vice-diretor do Comité Nacional do Ensino Académico Superior em Teoria Musical e Composição, membro do Comité World Choir Council, membro convidado e especial do Comité Musical da Sociedade da Educação da China, investigador convidado do Conservatório Central, professor convidado do Conservatório da Música de Xinghai e da Universidade Normal do Sul da China (desde 2005). É, também, conselheiro da Orquestra de Macau, presidente honorário e diretor artístico de várias sociedades musicais em Macau.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias