conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 8 de junho, pelas 16h00, no Auditório do DeCA
Falando sobre: mentoring
Falando sobre: mentoring
O Labeamus - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas da Universidade de Aveiro promove no dia 8 de junho, pelas 16h00, mais uma edição do "Falando sobre", no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA). A temática do encontro será mentoring. A entrada é livre.

Mentoring, enquanto conceito e prática, tem despertado uma considerável atenção em diversos contextos profissionais desde a última década. A sua principal função é apoiar o desenvolvimento da criatividade, a integração profissional e a expandir as possibilidades de colaboração interpessoal e de resolução de problemas do indivíduo. Mais especificamente no campo da música, diversos autores têm indicado que as instituições de ensino superior poderiam beneficiar da utilização desta abordagem pedagógica, principalmente em função dos desafios atuais enfrentados pelos aspirantes a uma carreira como músico. No entanto, as noções de mentoring apontadas na literatura ainda são consideravelmente dispersas, a tal ponto que ainda é possível identificar uma certa confusão entre mentoring e outros termos como coaching, aconselhamento e, até mesmo, instrução. 

Com o objetivo de discutir pressupostos que possam expandir alguns aspetos basilares e, ao mesmo tempo, clarificar as diferenças entre mentoring e os termos supracitados, a presente edição do Falando Sobre contará com a presença do investigador do INET-md/UA Gilvano Dalagna e discutirá o mentoring enquanto conceito e prática a partir de uma experiência pedagógica desenvolvida em duas instituições de ensino superior em música. A sessão será moderada por Jorge Salgado Correia.

 

Gilvano Dalagna é professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro e investigador de pós-doutoramento na área de investigação artística no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança. Concluiu o doutoramento europeu em música/Estudos em Performance na Universidade de Aveiro, com período de Erasmus na University College of London/Institute of Education. Gilvano é mentor do Programa de Tutoria Artística, uma abordagem educacional que utiliza elementos da investigação artística na gestão de carreira de jovens músicos. Já realizou trabalhos como investigador nos domínios da análise musical e música contemporânea para guitarra clássica. Atualmente, a sua atividade de investigação abrange a investigação artística, os estudos em performance, o desenvolvimento da carreira artística e a psicologia da música. Gilvano também é membro fundador da plataforma IMPAR (Initiatives, Meetings and Publications on Artistic Research), editor associado do ÍMPAR (Online Journal for Artistic Research in Music) e do conselho consultivo da Revista Portuguesa de Educação Musical. Entre 2017 e 2018 foi professor substituto na Escola de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto nas áreas de gestão de carreira artística e psicologia da música. A sua atividade artística está centrada no grupo Atma Kirtana. No âmbito deste grupo tem desenvolvido um projeto de investigação artística concentrado na exploração de resultados artísticos desejados na composição de canções autorais. O resultado deste projeto tem sido disseminado em vários concertos apresentados em Portugal e Espanha.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias