conteúdos
links
tags
Bolsas
BD - INPACTUS/BR07/UA/07-01/2018
Bolsa de investigação na área de Engenharia do Ambiente e afins
Encontra-se aberto concurso, até 31 de maio, para atribuição de uma bolsa de doutoramento em empresas, no âmbito de uma colaboração com a empresa The Navigator Company, o RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel e o projeto InPaCTus.

Área Científica: Engenharia do Ambiente e áreas afins.

 

Tipo de Atividade: Desenvolver tecnologia de gasificação de biomassa para produção de syngas com potencial para aplicações em conversão de energia. O trabalho inclui o desenvolvimento de conhecimento acerca do pré-processamento de biomassa, processo e tecnologia de gasificação de biomassa, incluindo a influência de variáveis do processo como o combustível, razão de equivalência, temperatura, e processamento do gás produto para obter syngas de qualidade. O trabalho envolve componentes de desenvolvimento experimental, complementado com ferramentas de simulação numérica, sendo utilizada uma instalação laboratorial de bancada e uma instalação de demonstração em escala piloto (75 kWth), ambas com reactor de leito fluidizado.

 

Destinatários da (s) bolsa (s): O candidato deve:

a) Ser titular do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, e áreas afins;

b) Ser detentor de experiência relevante na caracterização físico-química de biomassa, e em processos de conversão termoquímica de biomassa para energia e produtos orgânicos (combustão, gasificação, pirólise).

 

Local de realização da (s) Bolsa (s): : O trabalho será desenvolvido na Universidade de Aveiro, RAIZ  – Instituto de Investigação da Floresta e do papel, da The Navigator Company (Eixo Aveiro), PCI – Polo de Ciência e Inovação e no local de lecionação do programa doutoral.

 

Duração da (s) Bolsa (s): A bolsa terá a duração de 12 meses (renovável), com início previsto em junho de 2018 , eventualmente renovável.

 

Orientação Científica: A Bolsa tem a orientação científica dos Professores Luís António da Cruz Tarelho e Manuel Arlindo Amador de Matos.

 

Condições Financeiras da Bolsa: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas constante do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Método (s) de seleção: Análise do CV (70%) e experiência relevante para o plano de trabalho (30%). Em caso de dúvida, os primeiros 3 candidatos serão convidados para uma entrevista pessoal; nestes casos a avaliação anterior valerá 70% e a entrevista pessoal valerá 30%.

O concurso será encerrado se nenhum dos candidatos se revelar adequado.

 

Formalização da candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio, por e-mail, de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificados de habilitações, cópia da tese de Mestrado, cópias de artigos, e de outros documentos e indicadores considerados relevantes. As candidaturas deverão ser submetidas por correio eletrónico ao cuidado do Professor Luís António da Cruz Tarelho (ltarelho@ua.pt) dentro do prazo estabelecido

 

Composição do júri de seleção: Presidente. Professor Luís Tarelho, vogais: Professores Manuel Arlindo Matos Carlos de Pascoal Neto.

 

Prazo para formalização da candidatura: Entre 14/5/2018 e 31/05/2018.

 

Informações complementares: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida ou outra afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sendo os candidatos notificado através de email.

imprimir
tags
outras notícias