conteúdos
links
tags
Conferências
Sessão no âmbito das comemorações do feriado municipal
Investigadora da UA apresenta estudo sobre paisagem linguística em Aveiro
Mariana Clemente estudou quais são as línguas presentes e como são usadas em Aveiro
“A história de Aveiro contada pela paisagem linguística” é o tema da apresentação da investigadora da Universidade de Aveiro, Mariana Clemente, que orientará ainda o percurso pedestre “Aveiro, cidade global e multilingue”, no mesmo dia, a 9 de maio. A sessão decorre no Museu da Cidade, Aveiro, a partir das 18h30. A iniciativa decorre a convite da Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal de Aveiro.

Esta iniciativa insere-se num esforço do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) em articular-se e criar parcerias com as autarquias, no sentido de aumentar o impacto do seu trabalho ao nível das comunidades.

Mariana Clemente, investigadora do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE)/CIDTFF, apresenta um estudo que revela quais são as línguas que estão representadas na paisagem de Aveiro, permitindo conhecer as principais tendências do uso da linguagem, perceber de que forma os habitantes comunicam e qual o valor sociocultural e educativo deste mosaico multilingue.

O estudo mostrou que a paisagem de Aveiro é principalmente multilingue, onde as línguas têm diferentes níveis de relevância e de visibilidade. O inglês apresenta-se como uma língua global, sendo a língua predominante entre as 21 línguas estrangeiras encontradas no espaço público da cidade que conta também com a forte presença do francês, do espanhol, do italiano e do alemão. Uma análise mais aprofundada, revelou ainda 5 sistemas de escrita que se combinam entre si e diferentes formas de utilização do graffiti, como expressão de dissidência e como expressão artística.

A paisagem linguística oferece, pois, um panorama do multilinguismo e da globalização nos espaços urbanos, revelando como os cidadãos simbolicamente constroem e interagem no espaço público e como se apropriam dele e o vivenciam, contando assim outras histórias sobre a cidade e sobre como os seus habitantes se apresentam ao mundo e comunicam entre si.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias