conteúdos
links
tags
Distinções
Submissão de trabalhos de ilustração científica até 1 de outubro de 2018
Docente da UA é membro do júri internacional convidado do Focus on Nature XV
Fernando Correia é membro do júri do concurso Focus on Natture
Fernando Correia, docente do Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro (UA) e diretor do Laboratório de Ilustração Científica (LIC), foi convidado a integrar o júri da 15ª edição do prestigiado concurso e mostra internacional “Focus on Nature/FON. Este concurso bianual é organizado, desde 1990, pelo New York State Museum/NYSM (Albany, USA), instituição que conta com mais de um milhão de visitantes/ano.

O convite partiu da fundadora e curadora desta edição do concurso, Patricia Kernan, e, na perspetiva de Fernando Correia, era “absolutamente irrecusável”, por três razões principais. “Primeiro, pelo prestígio do FON, cada vez mais, internacional - em cada ano, concorrem várias centenas de ilustradores, muitos deles de renome, levando a que, em cada edição, o júri raramente analise menos de 500 ilustrações de elevada qualidade e correção”, justifica o docente das UA. “Depois, e em segundo, porque é um dos eventos internacionais devotados à ilustração científica pelo qual tenho maior carinho. Começou como um evento experimental no qual se pretendia estabelecer uma relação estratégica entre a imagem desenhada e a Ciência, ao mesmo tempo que pretendia estimular o interesse pela História Natural entre os artistas (amadores e profissionais) e o grande público. O concurso fez, assim, um percurso pioneiro dentro da área da Comunicação Científica Visual, recorrendo à Ilustração Científica como o mediador entre esse publico e os produtores de ciência, os cientistas. Este papel pioneiro deve ser prestigiado e reconhecido”, explica Fernando Correia.

Uma outra razão, refere ainda, prende-se com o prestígio que o significado do convite tem, de modo indireto, para a UA:  “É uma forma de reconhecimento da UA como Escola de ensino formal, cada vez mais prestigiada, para a qual o DBio e o LIC têm dado o contributo ativo ao formarem muitos dos candidatos que nos últimos anos têm sido selecionados pelo valor das suas obras de ilustração científica, como a Cláudia Barrocas, Sofia Ferreira, Maria Teresa Pedroso, entre outros.

O júri do FON, que é composto por artistas, investigadores e os curadores do NYSM, distinguirá os melhores trabalhos com a atribuição dos Prémios de Mérito FON, com base na avaliação da qualidade técnica, rigor científico, valor estético e pedagógico. Os melhores trabalhos, selecionados no final do presente ano, integrarão ainda a FON: Natural and Cultural Illustration Exhibition, presente no Roberson Museum and Science Center (Binghamton, NY, USA), de 21 julho de 2019 a janeiro de 2020 (http://www.nysm.nysed.gov/fon).

A submissão de trabalhos, via on-line, pode ser feita até o dia 1 de outubro de 2018: http://collections.nysm.nysed.gov/…/…/tabed_panels_style.cfm

Fernando Correia é, desde que o FON foi criado em 1990, o único português a ser galardoado com um destes prémios (FON VIII, 2004; Purchase Award) e várias das suas obras integram a Coleção Permanente do New York State Museum que tem um espólio de mais de 18.000 ilustrações.

imprimir
tags
outras notícias