conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 4 de maio, pelas 16h00, na sala 40.2.5 do DeCA
Falando sobre: o ensino de música popular
O Labeamus - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas da Universidade de Aveiro promove no dia 4 de maio pelas 16h00 o segundo "Falando sobre", que tem lugar na sala 40.2.5 do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. A temática do encontro será o ensino de música popular.

Que músicas queremos ensinar na sala de aula? Como pode a música popular ser vivenciada e ensinada nas escolas? A quem a ensinaremos? E versaremos apenas sobre o repertório musical ou sobre a prática musical acompanhada de todo o contexto em que está inserida? Estas e outras questões conduzirão a conversa sobre o ensino de música popular. A interveniente convidada será Ana Paula Peters, docente da UNESPAR e investigadora do INET-md Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, pólo do DeCA/UA.

Entrada livre.

Ana Paula Peters é professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – campus Curitiba I – EMBAP), Brasil, onde atua no curso de Licenciatura em Música – lecionando História da Música e Prática da flauta doce – e do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Educação Musical e Cognição. Os seus interesses de investigação incluem música popular brasileira, arquivos sonoros, indústria fonográfica e prática musical e as possibilidades de ensino do choro na sala de aula. É autora do livro “Nas trilhas do choro” (2016), publicado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Em 2013, a coleção de livros “Além das notas: música” de educação musical para a educação básica, do 1º ao 5º ano, ficou entre as obras finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria livros didáticos e paradidáticos. Organizou os livros Reflexões e experiências para a educação em música e artes visuais (Pibid) - Caderno 1 (2015), com Vivian Letícia B. Marques e PIBID e a formação de professores pelos campi da UNESPAR (2016), com Márcia Stentzeler, sobre as atividades realizadas com alunos do curso de Licenciatura em Música da UNESPAR e de escolas públicas do estado do Paraná, durante o período em que foi coordenadora do PIBID (2014-2017), um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente desenvolve pesquisa pós-doutoral sobre Teatro de Revista e Rádio em acervos sonoros em 78 rpm em Portugal e no Brasil no Acervo José Moças da Universidade de Aveiro.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias