O encontro deste ano é “dedicado aos “Bioquímicos pelo Mundo”, o que também implica olharmos para os Bioquímicos em Portugal e às capacidades que têm que ter para enfrentar o mundo do trabalho”, adianta Manuel António Coimbra, diretor da licenciatura em Bioquímica e um dos organizadores do Biochemistry Day@UA 2018.
“Nas palestras da manhã procuramos trazer colegas com experiências e competências complementares às nossas e que possam motivar os estudantes conciliando o caráter mais científico de uma apresentação à aplicação às necessidades da sociedade”, diz Manuel António Coimbra.
Durante o encontro vão igualmente ser conhecidos os vencedores do concurso de posters aberto a todos os estudantes e que conta com 56 posters de autoria dos estudantes de Licenciatura e Mestrado.
“No âmbito do Biochemistry Day@UA de 2016 foi tomada a iniciativa de desafiar os estudantes de doutoramento em Bioquímica em utilizarem os seus temas de doutoramento e fazerem um capítulo de divulgação para o livro didático “Bioquímica e Bem Estar – Porque é que?”, que editámos em 2017 (ver aqui ou aqui), diz o responsável. O livro vai se apresentado no dia 18 de abril por Júlio Pedrosa, Reitor da Universidade de Aveiro de 1994 a 2001 e antigo ministro da Educação.
O produto da venda deste livro é para atribuir bolsas a estudantes do ensino superior. Aliás, lembra Manuel António Coimbra, “ainda sem termos tido um lançamento digno desse nome, a venda de livros através do Núcleo de Estudantes de Química já permitiu, em colaboração com a Fundação Rotária Portuguesa, atribuir bolsas a dois alunos este ano letivo, pagando assim as suas propinas”.
O programa do Biochemistry Day@UA 2018 pode ser visto aqui.