conteúdos
links
tags
Campus
Protocolo de parceria com o Grupo Auchan e Senilife assinado no dia 12 de abril
UA associa-se ao Projeto Salva-Vidas e irá contar com um desfibrilhador
UA associa-se ao Projeto Salva-Vidas e irá contar com um desfibrilhador
A Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Senilife e os hipermercados Jumbo, lançaram no ano passado o Projeto Salva-Vidas. Esta campanha pública de âmbito nacional de sensibilização para a morte súbita, à qual a Universidade de Aveiro se associou através da assinatura de um protocolo, permitirá receber brevemente um desfibrilhador para o campus, assim como formação em suporte básico de vida e primeiros-socorros.

Projeto Salva Vidas

A mecânica da iniciativa consiste na aquisição das Pulseiras Salva-vidas, nas Parafarmácias dos hipermercados Jumbo (Espaços Saúde e Bem-Estar), pelo valor simbólico de 2€. Por cada grupo de 1500 vendidas, as entidades promotoras do projeto oferecem um kit salva-vidas, composto por um desfibrilhador ZOLL com reanimação de alta qualidade e respetiva formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa e primeiros-socorros, a uma entidade identificada desde o início das vendas das referidas pulseiras, neste caso concreto, a Universidade de Aveiro.

Atualmente, a morte súbita mata cerca de 10 mil pessoas em Portugal todos os anos e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 20 mil pessoas por dia em todo o Mundo. Em Portugal o número de desfibrilhadores, um dos instrumentos mais eficazes de combate a esta problemática de saúde pública, é de cerca de um para cada 10 mil habitantes.

Assim, a Universidade de Aveiro irá receber muito em breve um desfibrilhador e deverá seleccionar um conjunto de pessoas para receber formação em suporte básico de vida e primeiros-socorros, essencial para o uso do equipamento, mas também para qualquer outra situação de emergência em que possa ser necessário.

Na foto, Polybio Serra e Silva, Presidente da Direcção da Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia e Paulo Vila Real, Vice-Reitor da UA, na assinatura do protocolo de parceria com o Grupo Auchan e Senilife, no dia 12 de abril.

imprimir
tags
outras notícias